reputação académica e a produção científica são os dois  indicadores em que a U.Porto mais se destaca. (Fotos: Egidio Santos/U.Porto)

A Universidade do Porto surge, pelo sétimo ano consecutivo, entre as melhores universidade do mundo no ranking  QS World University Ranking, considerado um dos mais importantes e reputados rankings internacionais do Ensino Superior. Os resultados, anunciados esta quarta-feira, colocam a U.Porto na 353.ª posição, entre as mais de 1600 instituições de ensino superior analisadas.

Promovido pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS), o QS World University Ranking 2020 avaliou o desempenho de mais de 1602 instituições de 83 países, de acordo com seis indicadores: a reputação académica, a reputação entre empregadores, a relação entre corpo docente e estudantes, as citações por docentes, os estudantes internacionais e os docentes internacionais. Para esta análise contribuem as respostas de mais de 94 mil académicos e mais de 44 mil empregadores.

Numa análise aos diferentes parâmetros de avaliação do ranking, a U.Porto surge entre as 300 melhores do mundo em dois deles. A Universidade conquista o 224.º lugar mundial no que toca à reputação académica e posiciona-se no 255.º lugar pelo número médio de citações por docente.

No top mundial, o QS ranking 2019 volta a distinguir três instituições de ensino norte-americanas: o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Stanford e Harvard, respetivamente. No contexto europeu, a U.Porto destaca-se no 161.º lugar, entre um total de 419 universidades analisadas.

Recorde-se que a U.Porto surge igualmente entre as 300 melhores do mundo em 23 das áreas de estudo avaliadas no “QS World University Rankings by Subject”, um outro ranking da QS que classifica o desempenho das instituições por áreas do saber A este nível, a U.Porto está no “top 100” mundial nas áreas da Arquitetura, Desporto, Engenharia Civil e Engenharia Química. No panorama nacional, a Universidade do Porto é a melhor portuguesa nas áreas de Arquitetura, Educação, Engenharia Química, Engenharia Civil e Medicina.