A edição 2020 do QS World University Rankings by Subject destaca a Universidade do Porto entre as 400 melhores universidades do mundo em 22 áreas de estudo. O destaque vai para o reforço da presença da U.Porto no “Top 100” mundial nas áreas da Arquitetura, Desporto, Engenharia Civil e Engenharia Química, que consolidam desta forma a sua posição naquele que é um dos mais conceituados rankings internacionais do Ensino Superior.

Começando a análise pelas às cinco grandes áreas do conhecimento avaliadas pela Quacquarelli Symonds (QS), aquela em que a U.Porto surge mais bem posicionada – no 156.º lugar a nível mundial – é a de Engenharia e Tecnologia. De resto, a Universidade melhora a sua performance em todas as áreas em comparação com a edição anterior do ranking, fixando-se agora nas posições 273 (era 311.ª em 2019) em Artes e Humanidades, 249 (era 260.ª) em Ciências da Vida e Medicina, 316 /era 355.ª) em Ciências Naturais, e 294 (era 312.ª) em Ciências Sociais e Gestão.

No que toca às áreas de estudo específicas, a U.Porto surge então entre as melhores do mundo em cerca de metade – 22 – das 48 áreas avaliadas. Para além das quatro áreas já referidas, a U.Porto melhora também a sua posição nos rankings específicos de Ciências Biológicas e Matemática, passando a figurar nos grupos das 201-250 e das 251-300 melhores do mundo, respetivamente.

De resto, a Universidade mantém-se entre as 101 e as 150 melhores nas áreas de Agricultura, Educação e Engenharia Mecânica; entre as 151 e as 200 melhores em Arte e Design, Ciências do Ambiente, Engenharia Electrotécnica, Farmácia e Farmacologia; entre as 201 e as 250 melhores em Ciência dos Materiais, Ciências Biológicas, Línguas Modernas, Medicina e Química ; e entre as 251 e as 300 melhores em Ciência de Computadores, EconomiaFinanças e Matemática. A U.Porto integra ainda o grupo das 350 melhores no ranking de Gestão e o “Top 400” em Física e Astronomia.

A única nota negativa deste QS World University Rankings by Subject 2020 prende-se com a saída da U.Porto do “top” mundial em Sociologia, área na qual se havia estreado em 2019.

No topo nacional

Já na comparação com as outras instituições de ensino superior nacionais, a U.Porto surge, destacada, como a melhor universidade portuguesa em seis áreas (Educação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica/Aeronáutica , Engenharia Química, Medicina e Química), mais uma do que em relação ao ano anterior.

A Universidade surge ainda no 2.º lugar em mais 11 áreas (Agricultura, Arquitetura, Ciência de Computadores, Ciência dos Materiais, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Economia, Engenharia Elétrica e Eletrónica e Matemática).

Medicina é uma das áreas em que a U.Porto lidera a nível nacional. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Como é feita a avaliação?

A avaliação das universidades contempladas no QS World University Rankings by Subject é ponderada de acordo com vários indicadores de qualidade (reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica) e tem como base dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica retirada da base de dados Scopus/Elsevier.

A nível mundial, os rankings das cinco grandes áreas avaliadas áreas são liderados pela Universidade de Harvard (EUA), número um em Ciências da Vida e Medicina e também em Ciências Sociais e Gestão; pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA), o melhor em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia; e pela Universidade de Oxford (Reino Unido), que prevalece em Artes e Humanidades.