A Universidade do Porto é uma das 400 melhores universidades do mundo nos domínios das Artes e Humanidades, Ciências da Vida, Educação e Saúde, destacando-se ainda no “top mundial” nos domínios das Ciências Sociais, Ciência de Computadores, Engenharia, Psicologia, Ciências Físicas, Gestão e Economia.  A conclusão ressalta dos resultados dos THE World University Rankings 2022 by subject, uma iniciativa da Times Higher Education (THE) que classifica anualmente as melhores instituições de ensino superior do mundo em diferentes áreas científicas.

Das 11 áreas avaliadas, é então nas Artes e Humanidades, nas Ciências da Vida, na Educação e na Saúde que a Universidade do Porto mais se destaca, posicionando-se entre as 301 e as 400 melhores do mundo.

A U.Porto afirma-se igualmente entre as 401-500 melhores do mundo campo das Ciências Sociais. Uma posição idêntica àquela em que surge nos rankings relativos às áreas da Ciências de Computadores, da Engenharia e da Psicologia

Já nos domínios das Ciências Físicas e da Gestão e Economia, a Universidade posiciona-se agora entre as 501-600 melhores do mundo.

Na comparação com as outras instituições de ensino superior portuguesas presentes nos THE World University Rankings 2022 by subject, a U.Porto encabeça o grupo da frente das instituições presentes em mais rankings temáticos. A U.Porto assume igualmente a liderança nacional – ex aequo – nos domínios das Ciências da Vida, Ciência de Computadores e Ciências Físicas.

Considerados um dos principais “barómetros” do Ensino Superior a nível internacional, os THE World University Rankings 2022 by subject são elaborados com base em cinco critérios – relações com indústria, internacionalização, qualidade do ensino, volume e reputação da investigação e citações / influência da investigação nos últimos cinco anos.

Em setembro passado, a U.Porto já surgia no grupo restrito das 401-500 melhores do mundo, segundo a última edição do THE World University Rankings, o ranking geral da Times Higher Education.