U.Porto foi distinguida entre as 50 melhores do mundo no Ranking de Xangai 2018. (Foto: U.Porto)

Pelo segundo ano consecutivo, o ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2018 acaba de colocar a Universidade do Porto entre as 50 melhores universidades do mundo em duas das disciplinas analisadas. No contexto global, a U.Porto é a 12.ª melhor do mundo na área da Ciência e Tecnologia Alimentar e a 41.ª melhor em Engenharia Química.

Neste ranking baseado na produtividade e qualidade científica, a Universidade do Porto distingue-se também como líder nacional em sete das disciplinas analisadas. Além das áreas da Ciência e Tecnologia Alimentar e da Engenharia Química, a U.Porto é a universidade portuguesa melhor classificada em Farmácia (na posição 51-75 mundial), Biologia (151-200), Saúde Pública (151-200), Medicina Dentária (201-300) e Ciência e Engenharia dos Materiais (201-300).

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2018 volta a ser encabeçado pelas universidades norte-americanas, em particular Harvard, que está em primeiro lugar em 17 das disciplinas analisadas nos campos das Ciências Sociais, Saúde e Engenharia.

Lançado em 2009, o Ranking de Xangai por Disciplinas é um dos mais prestigiados rankings do mundo. A edição de 2018 analisou mais de 4000 universidades de 80 países, em 54 disciplinas dos campos das Ciências Naturais, da Engenharia, da Medicina e Ciências Sociais.

A avaliação sustenta-se em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, como o número de publicações, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base no banco de dados InCites). Entre os indicadores está também a colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação.