O THEWUR 2020 destaca a U.Porto como a melhor instituição de ensino superior portuguesa no domínio da internacionalização. (Foto: Egidio Santos)

A Universidade do Porto é a melhor universidade pública portuguesa de acordo com a mais recente edição do Times Higher Education (THE) World University Ranking (THEWUR). Divulgado na passada quarta-feira, o prestigiado ranking da publicação britânica volta a posicionar a U.Porto no grupo das 401 a 500 melhores do mundo e entre as 198 e 252 da Europa.

Reconhecido como um dos mais prestigiados rankings do mundo, o THEWUR 2020 classificou mais de 1300 instituições de todo o mundo, de acordo com cinco critérios – relações com indústria, internacionalização, qualidade do ensino, volume e reputação da investigação e citações –, e com base na opinião de empregadores sobre diplomados e através de entrevistas, para medir a perceção da qualidade de cada instituição.

Apesar de perder a liderança nacional absoluta para a Universidade Católica, a U.Porto regista, ainda assim, uma melhoria em três dos cinco critérios avaliados pela Times Higher Education, face à edição anterior do ranking. A maior subida acontece no domínio das Citações, em que a Universidade obtém um resultado de 62,1 pontos (quase 7 pontos a mais face ao ano passado). A U.Porto sobe igualmente nos critérios ligados  ao volume e reputação da investigação científica e da Internacionalização, áreas em que regista avaliações de 27,9 pontos (mais sete décimas do que no em 2018) e 53,9 pontos (mais 3,4 décimas), respetivamente.

No que toca aos restantes critérios, a U.Porto é avaliada com 27,4 pontos na qualidade de ensino, e 38,7 nas relações com a indústria.

Na comparação com as restantes universidades portuguesas, a Universidade do Porto só perde então para a Universidade Católica que, naquela que é apenas a sua segunda aparição no THEWUR, faz valer a elevada classificação – 94,6 pontos – obtida no critério das Citações (o mais valorizado de todos). As restantes instituições de ensino superior nacionais destacadas são: a Universidade de Lisboa (entre os lugares 501 e 600 do mundo); as universidade de Aveiro, Beira Interior, Coimbra , Minho, Nova de Lisboa e ISCTE (no intervalo 601-800); e as universidade de Algarve, Évora, UTAD e Instituto Politécnico do Porto, todas  no grupo das 801-1000 do mundo.

A nível mundial, o THEWUR 2020 é liderado pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Seguem-se o California Institute of Technology (EUA) e a também britânica Universidade de Cambridge.