Universidade está no top 100 europeu da investigação

A Universidade do Porto continua a sua escalada entre o grupo restrito das melhores universidades do mundo. Isso mesmo é atestado pelas últimas edições de dois dos mais reputados rankings internacionais: o “Shangai Academic Ranking of World Universities” e o “Scimago Institutions Ranking” – nos quais a Universidade reforça o estatuto de melhor universidade portuguesa e se aproxima cada vez mais das melhores do mundo.

A Universidade do Porto é a única instituição de ensino portuguesa entre as 400 melhores universidades do mundo segundo o prestigiado Shangai Academic Ranking of World Universities, elaborado pela Shangai Jiao Tong University (China). Criado em 2003, este ranking analisa e classifica mais de 1200 universidades mundiais tendo por base critérios como ao número de artigos publicados nas mais importantes revistas científicas internacionais, o número de docentes e investigadores classificados entre os mais citados de 21 áreas de estudo e o número de prémios Nobel ou medalhas Fields (prémio da área da Matemática) atribuídos a docentes ou antigos estudantes de cada instituição.

Este resultado reflete a aposta da U.Porto na investigação científica e na oferta de formação de excelência que permitiu, em 2011, estar em cinco rankings nas 100 melhores universidades da Europa, sempre como a melhor universidade portuguesa. O topo da tabela é dominado pelos Estados Unidos, que colocam oito instituições no top 10, com as primeiras três posições ocupadas pelas universidades de Harvard, Stanford e o MIT, respetivamente.

Já na última edição Scimago Institutions Rankings, a U.Porto surge como a 228.º universidade do mundo e a melhor instituição de investigação portuguesa. Este ranking analisa a qualidade da investigação através do número de artigos publicados e do alcance atingido através dessas publicações. O Scimago Institutions Rankings coloca a U.Porto entre as 76 melhores universidades da Europa e nos dez primeiros lugares entre as instituições Ibero-americanas. Em comparação com o ano passado, a U.Porto sobe quase trinta lugares ficando nos melhores 230 entre os 3290 institutos de investigação analisados.

No últimos dos rankings recentemente divulgados, o QS World University Rankings, a U.Porto confirma o seu estatuto de universidade de topo, ficando entre as 450 melhores do mundo mas, desta feita, atrás da Universidade de Coimbra – que alcançou a 385ª posição do ranking. No entanto, no QS World University Rankings by Subject, a Universidade do Porto foi a única universidade nacional a marcar presença no top 200 em duas áreas disciplinares: a Engenharia Civil e a Engenharia Química.

Os resultados completos destes rankings podem ser consultados em Scimago Institutions Rankings, Shangai Academic Ranking of World Universities e em QS World University Rankings.