Mais de 30 representantes de 19 instituições europeias e latino-americanas visitaram recentemente a Universidade do Porto, com o objetivo de conhecerem e discutirem alguns dos projetos e iniciativas desenvolvidos pela instituição no âmbito da sua Terceira Missão.

Esta Visita de Estudo constituiu um dos pontos culminantes do projeto Erasmus+ IMPALA – Strengthening IMPAct of Latin American Universities, um projeto inovador que tem como principal objetivo o desenvolvimento de metodologias e instrumentos de avaliação do Impacto da Terceira Missão das Instituições de Ensino Superior, no quadro da Garantia da Qualidade do Ensino Superior.

Coordenado pela European Foundation for Management Development (EFMD) de Bruxelas, o consórcio IMPALA conta, para além da U.Porto, com a participação de mais quatro universidades europeias (de Portugal, Espanha e Itália), 13 universidades da América Latina (de Cuba, Colômbia, Panamá) e do Ministério da Educação de Cuba.

Estas entidades estiveram então representadas na Visita de Estudo que, ente os dias 13 e 17 de junho, trouxe à U.Porto professores e investigadores, alguns dos quais reitores, vice-reitores, diretores e responsáveis de serviços de garantia da qualidade ou de extensão  dos diferentes parceiros.

A iniciativa incluiu, por exemplo, uma visita à Casa Comum, na Reitoria. A “casa mãe” da Universidade acolheu ainda um Workshop (Reverse Mentoring) de análise e discussão de projetos na área da Cultura.

O programa incluiu também atividades na Faculdade de Letras, centradas na política institucional da FLUP para a Terceira Missão, e tendo como caso de estudo a área da Formação Contínua.

A comitiva teve ainda a oportunidade de visitar algumas das empresas instaladas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto; de participar numa sessão de trabalho com a U.Porto Inovação; e de conhecer as atividades de investigação do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto (CIIMAR-UP), instalado no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Houve também  espaço  para reuniões mais restritas com as equipas da UPDigital e a Universidade Júnior, bem como visitas guiadas ao Edifício da Reitoria e aos seus museus, à Casa dos Livros e à Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), entre outros.

Indo de encontro à metodologia do IMPALA e ao instrumento desenvolvido no âmbito do mesmo (ver descrição abaixo), a visita foi pontuada por vários exercício de Reverse Mentoring, onde os parceiros da América Latina tiveram a oportunidade de analisar, comentar e fazer sugestões sobre os projetos visitados.

Sobre o projeto IMPALA

Considerando a relevância crescente das atividades e projetos de colaboração interinstitucional, transferência de tecnologia, apoio à sociedade e ao desenvolvimento regional, enquadradas na Terceira Missão das instituições de Ensino Superior, o projeto IMPALA procurou compreender e medir o impacto que as universidades têm no seu ambiente local, e integrar esta medida nos seus sistemas de controlo de qualidade.

Financiado pela União Europeia através do programa Erasmus+ , o projeto integrou um vasto leque de atividades, que incluíram desde o desenvolvimento da metodologia e ferramentas de avaliação de impacto – nomeadamente o  “Impact Assessment Framework – IAF” – ao levantamento de atividades de Terceira Missão missão por instituição. O trabalho incluiu ainda a elaboração de relatórios institucionais, reuniões de mentoria a organização de workshops, visitas de estudo, reuniões e conferências nas diferentes entidades parceiras.

“O Projeto IMPALA tem-se revelado de grande relevância para a U.Porto, pelo seu caráter inovador, nas abordagens e nos resultados e pela abertura a redes internacionais de excelência”, revela Madalena Fonseca, professora da Faculdade de Letras e representante da Universidade na equipa de investigação do projeto.

A U.Porto está também representada neste projeto pela diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro, na qualidade de membro do Quality Board.