O CoopWeld aplica a soldadura robotizada no fabrico de pequenas séries de conjuntos estruturais.

O projeto CoopWeldRobotized system for welding in structural steel fabricationi -, desenvolvido pela SARKKIS Robotics, uma spin-off incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, com a colaboração do INESC TEC, venceu o concurso de inovação integrado na 17.ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria (EMAF), que decorreu entre 21 a 24 de novembro na Exponor, no Porto.

Distinguido na categoria Inovação Nacional “Leonardo Da Vinci”, o CoopWeld aplica a soldadura robotizada no fabrico de pequenas séries de conjuntos estruturais, trabalhando na combinação de robôs, sensores e programação offline automática, com um foco especial nas necessidades das PME.

Nesta abordagem, o robô é responsável pelas tarefas mais repetitivas e demoradas (soldadura) libertando o operador para as tarefas de maior valor acrescentado (montagem).

O projeto foi selecionado entre 22 propostas dos expositores inscritos na feira. O Concurso de Inovação colocou em avaliação os aspetos de conceção, originalidade e operacionalidade dos produtos e serviços apresentados, destacando a importância do projeto para o desenvolvimento da indústria das tecnologias de produção.

A edição deste ano da a EMAF  foi subordinada ao tema «Na vanguarda das soluções e Tecnologias do Futuro». O INESC TEC marcou, uma vez mais, presença com mostra de projetos com aplicação na indústria.