O Repositório Aberto da Universidade do Porto surge na primeira posição, a nível nacional, e no 43.º lugar, a nível mundial, da mais recente edição do Transparent Ranking of Repositories, uma iniciativa do prestigiado Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) que classifica os repositórios de instituições de ensino superior de todo o mundo, de acordo com o número de documentos disponibilizados e indexados nas bases de dados do Google Scholar.

No total, esta 11.ª edição do Transparent Ranking of Repositories avaliou 2871 repositórios. O Repositório Aberto da U.Porto lidera em Portugal com 58 500 itens disponibilizados, à frente do Repositório da Universidade do Minho (41 300 itens), o Repositório Universidade de Lisboa (30 700 itens), Repositório Institucional Universidade Nova de Lisboa (28 100 itens) e a Biblioteca Digital Instituto Politécnico de Bragança (21 400 itens).

A nível global, o ranking é liderado, de forma destacada, pelo repositório Europe PMC, com 2 750 000 itens disponibilizados. Seguem-se os repositórios temáticos CiteSeerX (1 430 000 itens), Smithsonian / NASA Astrophysics Data System (1430000 itens), Arxiv.org e-Print Archive (697 000 itens) e ERIC (658 000 itens).

O Repositório Aberto da U.Porto tem como missão colecionar, preservar e divulgar a produção intelectual e científica da comunidade académica da Universidade, assegurando, sempre que possível, o acesso livre e irrestrito à versão integral dos documentos.

Estruturado em Comunidades e Coleções, o repositório disponibiliza milhares de artigos, dissertações e teses, atas de conferências, livros, relatórios, posters, entre outras publicações “assinadas” pelas diferentes unidades orgânicas, centros de investigação e outros organismos que integram a U.Porto.

Sobre o CSIC

O “Transparent Ranking of Repositories” é produzido anualmente pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), a maior instituição pública dedicada à investigação em Espanha e a terceira maior da Europa. Tutelado pelo Ministério de Ciência e Inovação, através da Secretaria de Estado de Investigação, o CSIC tem como missão promover o fomento da investigação científica e tecnológica.