Chama-se “A Valorização dos Recursos Marinhos”, é o quarto volume da obra “Tertúlia dos Carrancas”, e resulta de uma de várias tertúlias realizadas no Palácio dos Carrancas, que contou com a participação e contributo de mais de duas dezenas profissionais com competências em diferentes áreas da Economia do Mar. Entre eles destacam-se vários professores da Faculdade de Engenharia (FEUP), da Faculdade de Ciências e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto.

Tendo como relator Luís Valente de Oliveira, Antigo Professor Catedrático da FEUP e vencedor da primeira edição do Prémio Carreira da Faculdade de Engenharia, a publicação inclui mais de 100 tópicos sobre diversos temas da Economia do Mar e pretender estimular o conhecimento do Oceano e das suas potencialidades através de uma linguagem acessível a todos.

Da lista dos 26 elementos da tertúlia, fazem parte, entre outros, os docentes da FEUP: João Tasso Borges de Sousa (Robótica), João Peças Lopes (Energia), Joaquim Góis (Geo-Recursos Marinhos), José Manuel Mendonça (Tecnologias), Rui Azevedo (Economia Azul) e Rui Barros (Obras Marítimas). A estes juntam-se Vitor Vasconcelos (FCUP), Isabel Sousa Pinto (FCUP) e Luísa Valente (ICBAS), todos eles membros da direção do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP).

O mar é um recurso que faz parte da história e da génese de Portugal e foi muito graças a ele que os portugueses se deram a conhecer ao mundo. Alavancado nesta premissa, “A Valorização dos Recursos Marinhos” aborda os vários recursos marinhos ainda por explorar. Na obra são ainda destacadas as linhas de investigação sobre o resultado da ação extrema do Homem sobre os Oceanos e ainda as atividades que dependem do mar, com especial foco no campo dos transportes e energia.

Aquando do lançamento do livro, que decorreu em maio passado, no Museu Nacional Soares dos Reis,  Valente de Oliveira reforçou a necessidade de promover o conhecimento geral sobre o tema do Mar: “Portugal tem uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas (ZEE) do oceano que banha o Continente e as Regiões Insulares. (…) O texto que agora se apresenta percorre as numerosas potencialidades que estão ao nosso alcance. Contudo, o primeiro passo para os mobilizar consiste em saber o que eles são. É essa a nossa principal recomendação…”, referiu na ocasião.

A publicação resulta de uma parceria entre o Jornal Público e Círculo Dr. José Figueiredo /Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis, instituição na qual Valente de Oliveira é o Presidente da Mesa da Assembleia Geral. A obra  tem o custo de 6 euros e pode ser adquirida através da loja online do Jornal Público.