Pedro Teixeira, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e diretor do CIPES – Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior, tornou-se recentemente o primeiro economista português a ser convidado a integrar a Academia Europaea, uma organização científica europeia que tem como missão promover o entendimento das ciências na Europa, através do ensino e da investigação.

Através desta nomeação, “reservada” apenas a académicos e investigadores que se destaquem pelo seu percurso científico de excelência em diferentes áreas do saber, Pedro Teixeira vê reconhecido o trabalho de referência que vem desenvolvendo nos domínios da economia do ensino superior e na história do pensamento económico.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da U.Porto, (1995), Pedro Teixeira cumpriu o resto da formação académica no estrangeiro, tendo concluído o Mestrado em Arts in Higher Education (Economics of Education) na Universidade de Twente (Países Baixos), em 1998, e o Doutoramento em Economia na Universidade de Exeter (Reino Unido), em 2003. Nesse ano, regressa à FEP para assumir o cargo de Professor Auxiliar, ascendendo posteriormente a Professor Catedrático (2021).

Em paralelo com a docência, que exerce também como Professor Visitante em várias instituições nacionais e internacionais, é autor de vários livros – incluindo a recém-lançada The International Encyclopedia of Higher Education Systems and Institutions – e dezenas de artigos em revistas científicas. Grande parte desse trabalho tem sido desenvolvido enquanto investigador do CIPES, organismo que dirige há mais de uma década, desde 2009.

Consultor especializado em diversas organizações e stakeholders, nacionais e internacionais, Pedro Teixeira integra ainda o Conselho Editorial de várias revistas científicas ligadas à temática do Ensino Superior. Entre os múltiplos cargos que exerce incluem-se os de Membro do Painel de Avaliadores do Programa de Avaliação Institucional / EUA – European University Association (desde 2006), Reviewer para a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (desde 2012), ou Secretário-geral do Board of Governors do CHER – Consortium of Higher Education Researcher.

Entre 2014 e 2018, desempenhou as funções de Vice-Reitor da Universidade do Porto para a Formação e Organização Académica. É, desde 2016, o Consultor da Casa Civil da Presidência da República, ocupando atualmente as pastas dos Assuntos Económicos e do Ensino Superior.

Sobre a Academia Europaea

Fundada em setembro de 1988, com a designação de European Academy of Sciences, Humanities and Letters, a Academia Europaea visa o “avanço e a promoção da excelência nos estudos de ciências humanas, direito, ciências económicas, sociais e políticas, matemática, medicina, e em todos os ramos das ciências naturais e tecnológicas em qualquer parte do mundo para o benefício público e para o avanço da educação do público de todas as idades nas disciplinas supracitadas na Europa”.

Com sede em Londres, a organização conta atualmente com mais de 4500 membros, incluindo cientistas, académicos e peritos de renome nos domínios das ciências físicas e tecnológicas, ciências biológicas e medicina, matemática, letras e humanidades, ciências sociais e cognitivas, economia e direito. Entre eles encontram-se 72 laureados com o Prémio Nobel, vários dos quais foram eleitos para a Academia antes de receberem o prémio.

Entre os 26 portugueses que integram esta organização incluem-se vários nomes com ligações à U.Porto. É o caso dos docentes e investigadores Alexandre Quintanilha, Amélia Apolónia, Heitor Alvelos, Mário Jorge Barroca, Teresa Lago, aos quais se juntam ainda nomes como os cientistas Elvira Fortunato, Carlos Fiolhais, entre outros.

Para além da organização de encontros anuais, a Academia é ainda responsável pela publicação da revista European Review, através da Cambridge University Press.