Chama-se The International Encyclopedia of Higher Education Systems and Institutions, acaba de ser lançada pela prestigiada editora Springer e o nome é tão ambicioso quanto a missão a que Pedro Teixeira se propôs há quase uma década. “O objetivo era ter uma obra de referência que cobrisse as principais linhas de investigação no ensino superior e que o fizesse com uma abordagem global e atual”, começa por apresentar o professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e diretor do CIPES – Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior.

A designação “Enciclopédia” não surge por acaso. No total, a obra agora disponível reúne mais de 600/ entradas sobre os mais variados temas ligados ao Ensino Superior e com passagem pelos diferentes sistemas de ensino em vigor a nível mundial. Juntas, compõem uma “fonte de referência confiável cobre todos os temas do ensino superior de uma forma abrangente, acessível e comparativa”.

Mas como se monta uma enciclopédia do ensino superior para “o século vinte e um”? “O primeiro passo foi pensar na estrutura da obra e em que medida poderia constituir um avanço significativo face a obras de referência anteriores”, explica Pedro Teixeira, sobre um trabalho iniciado há mais de uma década e que contou “com o apoio do Professor Jung Sheol Shin, que é um dos principais especialistas sobre o ensino superior na Ásia”.

Numa fase inicial, o desafio recaiu na “escolha de uma equipa de editores que coordenassem as várias secções temáticas e regionais e, seguidamente, a definição a lista de entradas e de autores”. Este processo acabou por envolver “cerca de 600 autores de todo o mundo” – incluindo vários investigadores portugueses a trabalhar em Portugal e no estrangeiro – e exigiu “um mapeamento da comunidade científica à escala global”, explica o também antigo vice-reitor da U.Porto.

Deste processo, que se prolongou “ao longo de cerca de seis anos em que foi preciso ter muita persistência”, resultou então um “puzzle” composto por cerca de meio milhar de entradas, divididas por por dois grandes blocos. Um deles, avança Pedro Teixeira, inclui “cerca de 150 entradas nacionais que cobrem os principais sistemas de ensino superior” existentes no mundo.

As restantes 350 entradas “cobrem os principais desenvolvimentos no ensino superior como sejam as políticas no ensino superior e a relação entre o estado e as instituições, a internacionalização, as complexidades organizacionais do ensino superior e as dinâmicas dos diferentes grupos (estudantes, académicos, técnicos, investigadores), a economia do ensino superior, entre muitos outros”.

Ensino Superior: uma realidade cada vez mais complexa

Desafiado a resumir as principais características dos atuais sistemas de ensino superior, o professor da FEP nota que “não é fácil sistematizar de modo adequado uma obra tão diversa”. Ainda assim, destaca “a grande expansão do ensino superior e a sua centralidade à escala mundial”. Algo que “fez com que o ensino superior em massa se tornasse uma realidade em todos os continentes, com um crescimento substancial do número de países com acesso universal ao ensino superior e uma grande diversificação do corpo discente”.

Mas se o ensino superior está hoje mais “universalizado”, são as especificidades locais que continuam a ditar leis. “Apesar da integração global, o ensino superior continua fortemente moldado por percursos e contextos específicos que criam realidades onde coexistem muitos elementos comuns com outros muito diversos”, acrescenta o docente.

Já no que toca às principais tendências para o futuro, Pedro Teixeira antevê “a crescente complexidade das realidades institucionais no ensino superior”. A esta acresce a “coexistência de continuidade e mudança no ensino superior, o qual é feito de características intemporais, mas que sofre pressões grandes para se adaptar e responder a novos desafios e necessidades”.

Pedro Teixeira é Professor Associado da Faculdade de Economia da U.Porto e diretor do CIPES. (Foto: DR)

Sobre Pedro Teixeira

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da U.Porto, (1995), Pedro Teixeira cumpriu o resto da formação académica no estrangeiro, tendo concluído o Mestrado em Arts in Higher Education (Economics of Education) na Universidade de Twente (Países Baixos), em 1998, e o Doutoramento em Economia na Universidade de Exeter (Reino Unido), em 2003. Nesse ano, regressa à FEP para assumir o cargo de Professor Auxiliar, ascendendo posteriormente a Professor Associado em 2008 (com Agregação desde 2018).

Em paralelo com a docência, que exerce também como Professor Visitante em várias instituições nacionais e internacionais, é um autor de referência nos domínios da economia do ensino superior e na história do pensamento económico. Autor de vários livros e dezenas de artigos em revistas científicas, tem desenvolvido grande parte do seu trabalho enquanto investigador do CIPES, organismo que dirige há mais de uma década (desde 2009).

Consultor especializado em diversas organizações e stakeholders, nacionais e internacionais, Pedro Teixeira integra ainda o Conselho Editorial de várias revistas científicas ligadas à temática do Ensino Superior. Entre os múltiplos cargos que exerce incluem-se os de Membro do Painel de Avaliadores do Programa de Avaliação Institucional/EUA – European University Association (desde 2006), Reviewer para a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (desde 2012), ou Secretário-geral do Board of Governors do CHER – Consortium of Higher Education Researcher.

Entre 2014 e 2018, desempenhou as funções de Vice-Reitor para a Formação e Organização Académica da U.Porto. É, desde 2016, o Consultor da Casa Civil da Presidência da República para o Ensino Superior e Ciência.