António Porto, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e docente no Departamento de Ciência de Computadores, vai jubilar-se após uma longa carreira de mais de 30 anos de docência.

Docente da FCUP desde 2008, assumiu a direção do Departamento de Ciência de Computadores dois anos depois, cargo que ocupou até 2014. Nesse ano, passou a liderar o Conselho Científico daquela faculdade, tendo sido depois, em 2019, nomeado diretor da Unidade de Ensino das Ciências.

Lecionou unidades curriculares como Desenho e análise de algoritmos Lógica e Programação, na Licenciatura em Ciência de Computadores e, nos mestrados, deu aulas de Tópicos avançados em algoritmos. Ainda no DCC, é também membro integrado do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores.

António Porto é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da U.Porto e concluiu, em 1985, o seu doutoramento em Ciência de Computadores, especializado em Inteligência Artificial, na Universidade Nova de Lisboa (UNL). Foi, entre 1998 e 2005, Subdiretor da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNL, após ter sido Pró-Reitor da mesma universidade de 2003 a 2006.

Como investigador participou em vários projetos de investigação financiados pela Comissão Europeia, tendo coordenado dois:  LAC (Logic and Change), entre 1992 e 1995 e o Coordina (From Coordination Models to Applications), de 1997 a 2000.

Por ocasião da sua jubilação, será realizado um jantar de homenagem, no dia 20 de abril, no Círculo Universitário do Porto.