São mais de 50 empresas e startups e, durante dois dias – 7 e 8 março – vão ocupar os dois pisos do edifício principal da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), trazendo consigo mais de 500 oportunidades de emprego e estágio para estudantes e diplomados de todas as áreas, com foco especial na Engenharia e Tecnologias, mas também na Comunicação e Marketing. É esse o cartão de visita da FJC Porto de Emprego 2023, a feira de emprego organizada anualmente pela FEP Junior Consulting (FJC), em parceria com o Serviço de Desenvolvimento e Carreira da FEP.

Num ano em que é esperada uma adesão recorde de participantes, a 23.ª edição da FJC Porto de Emprego apresenta como principal novidade o Espaço Startup, onde os participantes poderão conhecer melhor nove startups que se encontram em fase de incubação. De modo a recriar as dinâmicas e ambiente do ecossistema empreendedor, o espaço contará também com a presença empresas unicórnio portuguesas e instituições de capital de risco.

De regresso está por sua vez o Speed Recruitment, um dos ex-líbris da Porto de Emprego. Trata-se de uma modalidade de recrutamento rápido, com entrevistas flash de cinco minutos entre 20 estudantes selecionados e 20 empresas. Decorre no primeiro dia do evento, 7 de março, pelas 14h00.

Os visitantes podem também participar em vários workshops, pensados com o objetivo de proporcionar um maior contacto entre o mundo académico e o profissional.

Do programa faz ainda parte uma roundtable para refletir e fazer refletir sobre como “Atrair investimento com garantia de talento” e “Como podem as cidades garantir talento para atrair investimento?”.

Esta sessão está marcada para quarta-feira, 8 de março, às 15h20, e conta com a participação de Ricardo Valente, Vereador do Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto, Telmo Fernandes, Site Lead & Executive Director da FinTrU em Portugal e Gonçalo Sá, Head of Kuehne+Nagel IT Hub no Porto.

Uma feira cada vez mais digital

Outra das novidades desta Porto de Emprego  é o facto de as sessões de apresentação de empresas decorrerem, pela primeira vez, em regime híbrido: os estudantes poderão assistir a apresentações presencialmente, mas também por transmissão online.

A FJC Porto de Emprego mantém igualmente a interação Empresa-Estudante, durante e após a feira, através da disponibilização de uma plataforma digital que permitirá aceder à planta de organização dos stands, aos horários das sessões de apresentação das empresas e a criação de um perfil de participante.

Através da leitura de um QR Code, o participante pode trocar informações com as empresas, como consultar detalhes das ofertas e enviar o CV, simplificando o processo de recrutamento.

As portas da FJC Porto de Emprego 2023 estarão abertas, nos dias 7 e 8 de março, entre as 9h00 e as 19h00. A entrada é livre.

Sobre a FEP Junior Consulting

Criada em 1997, a FEP Junior Consulting (FJC) é uma empresa júnior sediada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Constituída por estudantes, tem como objetivo promover uma aproximação entre o mundo académico e empresarial através da prestação de serviços de consultoria, como por exemplo Estudos de Mercado e Planos de Negócios.

A FJC é uma empresa sem fins lucrativos, sendo que todas as receitas obtidas de projetos são investidas na formação dos seus membros. Desta forma, consegue garantir os preços mais competitivos do mercado, assegurando sempre a máxima qualidade, o que a torna numa empresa muito atrativa.

É a primeira empresa júnior em Portugal com Certificação de Qualidade.