Até ao passado dia 9 de setembro, Ricardo Brandão era “apenas” um jovem de 18 anos que gostava de economia e que, como tantos outros, vivia com ansiedade e expectativa o momento que iria decidir o seu futuro imediato. Mas tudo mudou quando foram finalmente divulgados os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Com uma média de candidatura de 199.0 valores, o jovem natural de Ermesinde foi um dos dois estudantes com a média mais alta de acesso à Universidade do Porto. O destino? A licenciatura em Economia, na Faculdade de Economia (FEP).

Para Ricardo, entrar na U.Porto é a concretização de uma “paixão antiga” que nasceu quando ainda frequentava o o 8.º ano. “Penso que o gosto pela Economia surgiu ao ver as notícias sobre o assunto, que me levaram a querer saber mais”, conta. Decidiu nessa altura que “era esta a área que queria seguir”. Seguiram-se três anos na Escola Secundária de Ermesinde, sempre com “um objetivo de há vários anos” em mente:  “estudar na FEP”.

As médias não são tudo e o trabalho árduo tem de continuar!

Apesar de ter sido sempre um bom aluno, Ricardo confessa que “não pensava sequer em ter a média de acesso mais elevada da U.Porto”. Ainda assim, mostra-se “orgulhoso”, mas consciente de que “as médias não são tudo e o trabalho árduo tem de continuar!”.

Por enquanto, porém, a hora é de celebrar a primeira das muitas vitórias que estão no horizonte de Ricardo: “Sinto orgulho no facto de ser aluno da Universidade do Porto!”.

Ricardo diz-se consciente de que “as médias não são tudo e que o trabalho árduo tem de continuar!”. (Fotos: DR)

Naturalidade? Ermesinde

Idade? 18 anos

– O que te atraiu na Universidade do Porto?

É uma universidade muito prestigiada, quer em Portugal, quer no estrangeiro. A Universidade do Porto é conhecida por ter um ensino de qualidade, que prepara os seus alunos para o mercado de trabalho e lhes dá as ferramentas necessárias para enfrentar os mais diversos desafios profissionais. Como se isto não bastasse, fica também perto de casa, pelo que não implica custos avultados com deslocações e alojamento.

– Qual a primeira impressão da Universidade?
A primeira impressão da Universidade, em particular da Faculdade de Economia, é positiva. Fui bem recebido e estou entusiasmado por estudar aqui.

– Quais as expectativas para os anos que aí vêm?
Em primeiro lugar, estudar e aprender muito, mas também divertir-me, fazer amigos e desfrutar destes anos.

– Como preferes passar os tempos livres?
Nos meus tempos livres gosto de ver filmes e televisão, de ler e de sair com amigos.

Um livro preferido?
“1984”, de George Orwell.

– Um disco/músico preferido?
Red Hot Chili Peppers.

– Um prato preferido?
Francesinha.

– Um filme preferido?
É difícil de escolher, mas talvez “O Resgate do Soldado Ryan”.

– Uma viagem de sonho?
Nova Iorque.

– Um objetivo de vida?
Neste momento, acabar o curso.

– Uma inspiração?
A minha família.