O primeiro contacto de Bruno Duarte com a Universidade do Porto aconteceu em 2015, quando ingressou na Licenciatura de Biologia, na Faculdade de Ciências (FCUP). No entanto, o fascínio pela área farmacêutica levou-o em 2016 à Faculdade de Farmácia FFUP), onde frequenta atualmente o 4.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

A dedicação de Bruno à área farmacêutica só encontra paralelo na paixão pelos eSports. Tudo começou aos 5 anos quando recebeu a sua primeira consola, e se deixou deslumbrar pelos jogos eletrónicos. Foi nessa altura que percebeu a sua aptidão pois, como o próprio afirma, “quando jogava com amigos acabava sempre por ganhar”.

Dentro do universo dos jogos eletrónicos, Bruno rendeu-se aos de futebol – e em particular ao Pro Evolution Soccer – já que essa sempre foi a sua modalidade desportiva de eleição. Assim, foi a “jogar à bola” que começaram a surgir naturalmente as oportunidades de participar em competições de eSports. E não podia ter corrido melhor. Entre 2017 e 2018, chegou às finais do campeonato nacional, por duas vezes, e do campeonato europeu.

Mas a grande oportunidade de Bruno Duarte surge agora em 2019. Após a vitória no campeonato nacional, o estudante da FFUP está de malas feitas para Seul, na Coreia do Sul, onde vai representar Portugal no campeonato mundial de eSports (11 a 15 de dezembro), organizado pela International Esport Federation. A maior esperança passa por trazer uma medalha e fazer ouvir o hino nacional naqueles que são considerados os “Jogos Olímpicos dos eSports”.

Bruno Duarte vai representar Portugal nos “Jogos Olímpicos dos eSports”, que decorrem em meados de dezembro, em Seul, Coreia do Sul. (Foto: FPDE)

Apesar de reconhecer que “os desportos eletrónicos ainda não são uma modalidade muito bem recebida no nosso país”, Bruno acredita que “um pouco do futuro também vai passar por nós, os atletas de eSports”. Até porque “tal como um jogador de futebol ou um maratonista, é através de dedicação, persistência e treino que nós chegamos ao topo, por isso aquilo que nos distingue entre nós e um jogador de xadrez acredito que não seja muito”.

Para Bruno, as aptidões que o levam tão longe nos eSports são, de resto, similares às que fazem o seu sucesso académico na FFUP. “Dedicação, persistência e confiança” nas próprias capacidades são, nas palavras do futuro farmacêutico, “algo que a Universidade do Porto e, em particular, a FFUP nos incutem desde o momento em que somos recebidos pela primeira vez”. E vai mais longe ao afirmar que “só desta forma podemos ter sucesso nas diversas áreas a que nos propomos”.

“Dedicação, persistência e confiança” é o lema que o futuro farmacêutico faz valer no curso e enquanto a atleta de eSports. (Foto: DR)

Naturalidade? Porto

Idade? 22 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?
O facto de me sentir em casa é muito importante, sendo a U.Porto uma instituição de referência mundial, prepara os seus estudantes para ser os melhores profissionais dentro da respetiva área.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?
Considero que os estudantes de diferentes faculdades  acabam por ter pouco contacto uns com os outros.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Criar mais ligações entre as diferentes faculdades, e os diferentes pólos, de forma a contribuir para uma comunidade académica verdadeiramente coesa.

– Como prefere passar os tempos livres?
Estar com a família, jogar jogos eletrónicos, passear e cinema.

– Um livro preferido?
Shutter Island, de Dennis Lehand

– Um disco/músico preferido?
Arctic Monkeys.

– Um prato preferido?
Francesinha à boa moda do Porto!

– Um filme preferido?
Joker, de Todd Phillips (2019).

– Uma viagem de sonho ?
Phuket, Tailândia.

– Um objetivo de vida?
Realização a nível profissional e familiar é o que considero mais importante.

– Uma inspiração?
Os meus pais pela forma como lutam todos os dias a pensar no meu bem-estar e no meu futuro. E a minha namorada por fazer do impossível, possível.

– Uma ideia para promover os eSports na Universidade?
Competições e pequenos eventos entre faculdades seriam ótimas formas de promover quer os eSports, quer o convívio interno entre os estudantes da Universidade do Porto.