Capa do livro Ferreira da Silva

Pormenor da capa do livro "A. J. Ferreira da Silva - Nos Caminhos da Física".

António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923) foi um químico reputado, reco­nhecido internacionalmente, e conceituado professor da Academia Politécnica do Porto, precursora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Daí que a Universidade, por ocasião das comemorações do seu centenário, tenha decido homenagear este antigo estudante e professor da instituição através da publicação da sua obra biográfica.

Publicado pela U.Porto Editorial, o livro intitula-se “A. J. Ferreira da Silva – Nos Caminhos da Química” e foi escrito a duas mãos por Jorge Fernandes Alves e Rita Alves. Vai ser apresentado no próximo dia 9 de dezembro, às 18h30, na Reitoria da Universidade do Porto.

A obra descreve minuciosamente o percurso biográfico e científico de Ferreira da Silva, enquadrando-o no contexto sociopolítico da transição dos séculos XIX-XX. Ferreira da Silva nasceu em 1853, em Cucujães, Oliveira de Azeméis. Bacharel em Filosofia Natural pela Universidade de Coimbra, doutorou-se, mais tarde, em Ciências Físico-Químicas (1918) e em Farmácia (1922), pelas faculdades de Ciências e de Farmácia da Universidade do Porto. Foi diretor da Faculdade de Ciências e vice-reitor da Universidade do Porto.

Ferreira da Silva notabilizou-se também pela sua dedicação à química laboratorial, apresentando algumas propostas inovadoras com repercussão internacional, nomeadamente nas áreas alimentar e toxicológica. Fundou e dirigiu o Laboratório Químico Municipal do Porto (1884-1907), popularizando a química laboratorial junto do grande público através de prestação de serviços laboratoriais especializados. Destacou-se ainda no campo didático através da edição de manuais de química que ensinaram várias gerações.

A sessão de apresentação do livro terá lugar na sala da Biblioteca da Reitoria da Universidade do Porto e será protagonizada por Henriqueta Ferreira da Silva Oliveira, descendente de António Ferreira da Silva, e Baltazar Romão de Castro, professor da FCUP.

A entrada é livre.

Sobre os autores

Jorge Fernandes Alves, licenciado e doutorado em História, é professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e  investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço, Memória (CITCEM), na área de História Contemporânea.

Rita C. Alves, licenciada e doutorada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, é investigadora no Laboratório Associado REQUIMTE, no Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto e na Faculdade de Farmácia da U.Porto.