Encontram-se abertas até 8 de março de 2023 as candidaturas à unidade de formação contínua (UFC) Informação Alimentar e Nutricional na Restauração e na Indústria Alimentar – Literacia em Alimentação e Nutrição (InfoLabel)”, promovida pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas a 23 de março de 2023, esta formação – creditada em 1,5 ECTS – tem como destinatários profissionais do sector agroalimentar – licenciados em ciências da nutrição e áreas afins, técnicos operacionais, consultores, responsáveis da segurança e qualidade e outros profissionais com responsabilidade na oferta alimentar.

São objetivos deste curso capacitar os agentes económicos, operadores do setor alimentar e demais interessados sobre:

a) Rotulagem geral e nutricional;

b) Rotulagem de géneros alimentícios e materiais em contato.

Competências a adquirir:

I- Conhecer as obrigações legais e especificidades da rotulagem de géneros alimentícios pré e não pré-embalados;

II- Compreender a dinâmica da legislação da rotulagem a nível europeu e nacional;

III- Saber quando e como aplicar menções obrigatórias vs facultativas;

IV- Identificar os aspetos mais prementes da rotulagem e aplicá-los em situações práticas;

V- Saber quando e como aplicar alegações nutricionais e de saúde; VI: Domínio de diferentes tipos de menções, com especial atenção para alergénios, declaração nutricional, país de origem, rastreabilidade.

O sistema de ensino será b-learning, combinando aulas teóricas à distância e aulas teórico-práticas presenciais, e decorrerá em 14 horas de contacto, através de 6 aulas teóricas e 8 aulas teórico-práticas. As aulas teóricas serão síncronas, à sexta-feira à tarde (e-learning) e as teórico-práticas ao sábado de manhã (nas instalações da FCNAUP)

Estão também disponíveis Bolsas de Incentivo para formandos que frequentem esta formação, com candidaturas até 2 de março de 2023.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas aqui.