Estão abertas, até 25 de fevereiro de 2024, as candidaturas à Unidade de Formação ‘Arquitectura e Sociedade’, promovida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos, cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O curso, que resulta de um protocolo com os Arquitectos Sem Fronteiras – Portugal,  em parceria com a Domus Social E.M. e Fundação Aga Khan Portugal, tem como objetivo combinar uma leitura sobre as dinâmicas globais e locais de transformação urbana, com um exercício de intervenção e ação de proximidade em contexto real.

Dando continuidade às dinâmicas sociais e vivências identificadas em edições anteriores, centradas na investigação e activação, a terceira edição do curso 2024 incide na intervenção da área eleita como passível de potenciar a qualidade de vida, ressignificar quotidianos, e incluir todos os que usufruem do espaço público na área das Fontainhas.

O resultado da candidatura desta intenção ao orçamento participativo da Junta de Freguesia do Bonfim, permitirá deixar testemunho dessa aprendizagem através de intervenções reais, debatidas e participadas.

Com início das atividades letivas a 18 de março de 2024, esta formação – creditada em 3 ECTS – tem como destinatários estudantes, profissionais, técnicos da administração pública relacionados com arquitectura, construção ou ação social, membros de associações não-governamentais ou a outros profissionais cujo âmbito de ação se enquadre nos objetivos do curso.

Esta formação disponibiliza Bolsas de Incentivo.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas aqui.