A Mentoria U.Porto apresenta o seu I Ciclo de Workshops de 2024, a decorrer ao longo do mês de maio. Ao todo serão cinco workshops distribuídos por cinco faculdades e sobre diversas temáticas do interesse da comunidade estudantil.

Com esta iniciativa, pretende-se promover espaços de encontro entre estudantes e docentes de diferentes unidades orgânicas e ciclos de estudo. Será possível criar momentos de debate e de enriquecimento do conhecimento, estimulando perspetivas multi e interdisciplinares reflexivas, criativas e críticas.

O I Ciclo de Workshops de 2024 arranca no dia 2 de maio, na Faculdade de Belas Artes (FBAUP), com o “Safari Fotográfico nas Fontaínhas”. A atividade decorre das 17h00 às 19h00 e vai permitir aos participantes descobrir o Porto de uma perspetiva única e visualmente deslumbrante.

Segue-se, no dia 15 de maio, o workshop de “Apresentação Oral de Trabalhos Académicos” que ocorre das 16h00 às 18h00, na sala 201 da Faculdade de Letras (FLUP). O objetivo desta sessão é dotar os participantes de competências comunicacionais que facilitem a apresentação dos seus trabalhos académicos a um público.

No dia seguinte, 16 de maio, a sala 5 do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) recebe, pelas 17h00, o workshop “GENÉTICA NO DIA-A-DIA: Desmontando Conceitos”. Aqui os participantes vão a oportunidade de descobrir o que é a genética e qual a sua importância na nossa vida e, ainda, construir uma árvore familiar.

A 22 de maio, realiza-se, na sala 0.303 da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), a sessão “Autocuidado e Saúde Mental”. Com a duração de duas horas – 14h30 às 16h30 -, este workshop que pretende ajudar os intervenientes a conhecerem-se melhor, sensibilizar para alguns fatores de risco, bem como dar respostas e apresentar estratégias que promovem o bem-estar e a saúde mental.

O I Ciclo de Workshops Mentoria U.Porto 2024 termina no dia 23 de maio. “O Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial na Educação – unindo perspetivas entre professores e estudantes” é o mote da sessão que vai decorrer entre as 14h00 e as 18h00, na sala FC6 140 (S2) do Departamento de Ciências dos Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências (FCUP).

A participação nos workshops é gratuita e aberta a toda a comunidade académica da U.Porto, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia anterior à realização de cada workshop, limitada ao número de vagas definidas. No final, será entregue um certificado de participação.

Mais informações no site da Mentoria U.Porto.