Encontram-se abertas, até 11 de maio de 2022, as candidaturas para a edição de 2022 da Summer School da EIT – Manufacturing Doctoral School, uma nova escola doutoral europeia destinada a doutorandos nas áreas da engenharia e especialmente focada nos domínios da inovação e empreendedorismo.

O programa terá lugar entre duas cidades diferentes – Praga e Bratislava – e decorrerá de 27 de junho a 13 de julho. Incidindo em diferentes aspetos da “Green Manufacturing”, oferece uma oportunidade única para desenvolver capacidades de inovação e empreendedorismo para o mundo da manufatura.

São mais de 50 os parceiros europeus (de um total de 17 países) líderes nos setores da indústria, educação e investigação que se juntaram para formar uma comunidade de inovação interdisciplinar associada ao Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), designada por EIT Manufacturing. Criada pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020, esta iniciativa tem como principal objetivo reunir as partes europeias interessadas focadas na produção industrial em ecossistemas de inovação que agregam valor único aos produtos, processos e serviços europeus e inspiram a criação de uma produção em fábrica globalmente competitiva e sustentável.

O EIT Manufacturing é uma das oito comunidades de conhecimento e inovação que integram o EIT, sendo as outras o EIT Climate-KIC, EIT Digital, EIT Food, EIT Health, EIT InnoEnergy, EIT Raw Materials, e o EIT Urban Mobility. A Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), assim como o INEGI, participam nesta comunidade como Linked Third Party do INESC-TEC. A recetividade das iniciativas organizadas no âmbito do EIT Manufacturing Doctoral School, como a Winter School organizada pela FEUP em 2021 (3), tem sido enorme e o EIT Manufacturing lançou recentemente os seus primeiros programas de inovação e empreendedorismo.

Gil Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, é o diretor da comissão científica e industrial da EIT Manufacturing Doctoral School. “As oportunidades para os nossos estudantes de doutoramento são imensas. Trata-se de um programa complementar aos programas doutorais oferecidos pelas universidades parceiras, mas focado nas componentes de inovação e empreendedorismo”, revela.

O docente adianta ainda que “é fundamental diversificar competências nos estudantes para que possam desenvolver e contribuir com soluções competitivas e que vão ao encontro das necessidades do mercado”.

As áreas de atuação desta oferta complementar europeia adequam-se a candidatos que estejam a realizar um programa doutoral no domínio da engenharia (informática, gestão industrial, mecânica, eletrotécnica e de computadores, etc) e com aplicação na área da produção industrial. Os participantes têm a oportunidade de participar em diversas palestras e workshops, com speakers de diversas áreas, que certamente compartilharão os seus conhecimentos e expertises.

O programa desta edição inclui sessões sobre Cientific Cutting-Edge Research methods, seminários em Robótica e Automação, os mais recentes avanços em Machine Tools e Learning Factories 4.0, entre outros tópicos atuais. Cada dia contará também com atividades sociais para fomentar a partilha de conhecimento, de experiências e o cultivo de relações e contactos internacionais.

Os custos de participação variam entre  os 500 euros, para parceiros RIS & Women e SIC, os 700 euros para parceiros do EIT Manufacturing, e 800 euros para outros participantes. Os estudantes da Doctoral School têm a oportunidade de participar gratuitamente.

Mais informações aqui ou através do e-mail [email protected].