Encontra-se aberto o período de apresentação de candidaturas para projetos exploratórios do Programa Carnegie Mellon Portugal – 2013, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).  Este programa é uma plataforma de educação, investigação, e inovação que integra universidades, instituições de investigação e empresas portuguesas em cooperação com a Carnegie Mellon University (CMU).

A parceria foi lançada em 2006, e renovada por mais cinco anos em 2012, com a missão de colocar Portugal na vanguarda da inovação em áreas focadas de Tecnologias de Informação e Comunicação, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa. Com o objetivo de apoiar a criação de novas iniciativas com elevado potencial de impacto, o Programa está a lançar uma linha de financiamento para projetos exploratórios, designados Early Bird Projects.

Os Early Bird Projects destinam-se a apoiar pequenas equipas de investigadores de instituições portuguesas, da Carnegie Mellon University e de parceiros empresariais, a arrancar atividades com elevado potencial de impacto e relevância estratégica para o Programa.

Os projetos serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da  Educação e Ciência (MEC).

O orçamento máximo para as instituições de investigação portuguesas em cada projeto será de 30 mil euros.

Os investigadores e equipas de investigação das seguintes organizações podem solicitar o financiamento: instituições de ensino superior e centros de pesquisa associados, laboratórios associados, laboratórios do Estado, instituições privadas sem fins lucrativos (dedicado à I & D) e outras organizações públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que se dedicam à investigação científica.

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, on-line e em língua inglesa nas suas componentes principais, entre o dia 7 de novembro de 2013 e as 17 horas, hora de Lisboa, do dia 18 de dezembro de 2013.

Para mais informações, consultar a página oficial da iniciativa, ou contactar a Unidade de Projetos da Universidade do Porto através do e-mail [email protected].