Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto/instituição de I&D “CrypDiv – Desvendando a diversidade críptica em morcegos da Península Ibérica: investigando o isolamento e diferenciação de espécies através de modelação de distribuições e análises genéticas” no ICETA-Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares (PTDC/BIA-EVF/110587/2009), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC) nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Biológicas

Requisitos de admissão: Licenciatura em Biologia ou em áreas afins. Devido ao trabalho de campo envolvido, será privilegiada experiência de campo com Quirópteros, nomeadamente na utilização de técnicas de armadilhagem, identificação de espécies e utilização de amostragem ultra-sónica. Será também dada preferência a quem tenha experiência na utilização de técnicas modelação espacial da distribuição de espécies e de metodologias e ferramentas de análise de dados em Sistemas de Informação Geográficos. Autonomia, espírito crítico e interesse em trabalhar em equipa são também privilegiados. Bons conhecimentos de Língua Inglesa (conversação e escrita).

Plano de trabalhos: O(a) Bolseiro(a) acompanhará diversos trabalhos de campo com Quirópteros durante o ano de 2013. Posteriormente ao trabalho de campo o bolseiro auxiliará na análise de ultra-sons e tratamento de variáveis digitais em Sistemas de Informação Geográficos sendo vantajoso ter experiência no programa ArcMap. É ainda expectável que fruto da sua participação seja co-autor dos artigos científicos associados ao seu trabalho.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.2012 e conforme Regulamento de Bolsa do ICETA aprovados pela FCT.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO, Universidade do Porto) do Instituto de Ciências Agrárias e Agro-alimentares (ICETA) ou noutros locais (nacionais ou estrangeiros) necessários à execução do plano de trabalhos sob orientação científica do Doutor Hugo Rebelo.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 10 meses, com início previsto em 1 de Maio de 2013.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais. A bolsa será paga através de transferência bancária.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão a avaliação curricular (50%), a experiência e formação complementar na área do projecto (40%) e a motivação do(a) candidato(a) (10%). Os cinco primeiros(as) classificados(as) serão sujeitos(as) a entrevista para selecção do(a) candidato(a) aprovado(a). O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

Composição do Júri de Selecção: Doutor Hugo Rebelo (Investigador Responsável e Presidente do Júri), Doutor Luís Reino e Doutora Ana Filipa Filipa.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada a afixar nas instalações do CIBIO, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio electrónico ou telefone. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O período de aceitação de candidaturas decorrerá entre 28 de Março a 11 de Abril de 2013.

As candidaturas devem ser constituídas obrigatoriamente por um Curriculum Vitae e uma carta de motivação.

As candidaturas devem ser enviadas exclusivamente por correio electrónico para: [email protected]

Ref BI – CrypDiv2

Sara Lemos Ferreira