O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto de I&D CYANOBESITY.

Referência:  CYANOBESITY/BI-MSc/2018-086

Projeto: CYANOBESITY – Cyanobacteria as a source of bioactive compounds with effects on obesity and obesity-related co-morbidities

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, renováveis, até ao máximo de 16 meses (até à data de término do projeto), em regime de exclusividade, com início previsto em Janeiro de 2019.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, sob a orientação científica do Dr. Ralph Urbatzka.

Área de trabalho: Ciências Biológicas

Descrição do Trabalho: O trabalho a realizar será feito no âmbito do projeto  CYANOBESITY que pretende avaliar o potencial das cianobasctérias na produção de compostos bioactivos com efeitos na obesidade e doenças relacionadas (fígado gordo, diabetes, perda de apetite, hiperlipidemia). O trabalho forense incluirá: cultura de cianobactérias, fracionamento químico e isolamento de compostos, rastreio de bioactividade para actividades de combate à obesidade e doenças relacionadas usando ensaios em células e peixe-zebra; análise molecular e bioquímica (lípidos, mRNA ou proteinas). O candidato seleccionado irá também colaborar na realização dos relatórios de projeto, participar em reuniões de projeto, preparação de manuscritos e outras formas de comunicação de resultados.

Habilitações académicas: Os candidatos devem possuir mestrado numa área relacionada com as Ciências Biológicas (Biologia, Bioquímica, Biomedicina, Farmacologia, etc). Os candidatos devem estar disponíveis para prosseguir para uma candidatura a doutoramento durante o decorrer do projeto, e devem ter média académica superior a 14.5 valores numa escala de 1-20 (licenciatura e mestrado; serão adaptadas escalas diferentes para candidatos internacionais). Serão preferenciais os candidatos com experiência em química de produtos naturais,  rastreio de bioactividade ou caracterização molecular de compostos. Bons conhecimentos de inglês, falado e escrito, serão apreciados.

Valor mensal da bolsa: O montante da bolsa corresponde a 980€ mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT.

Entidade Financiadora: projeto financiado pela FCT.

Submissão candidaturas:  As candidaturas deverão ser enviados para o Dr. Ralph Urbatzka ([email protected]) e em simultâneo para [email protected] e com a designação  CYANOBESITY/BI-MSc/2018-086 no assunto do e-mail.

Edital: mais informações no edital.