O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para atribuição de uma bolsa de mestre no âmbito do projeto “SYMBIOMICS- Omics of marine symbioses: Metabarcoding and metagenomics characterization of host-microbe adaptation and novel biosynthetic gene clusters”.

Referência:  SYMBIOMICS/BI-MSc/2018-088

Projeto: SYMBIOMICS- Omics of marine symbioses: Metabarcoding and metagenomics characterization of host-microbe adaptation and novel biosynthetic gene clusters

Duração da bolsa: A bolsa tem a duração de 6 meses, em regime de dedicação esclusiva e de acordo com os termos legais.

Local de trabalho: O trabalho será realizado no CIIMAR, no grupo de investigação Evolutionary Genomics and Bioinformatics (EGB).

Área de trabalho: Ciências Biológicas

Descrição do Trabalho: O projeto proposto para 6 meses de duração envolve a caracterização do microbioma entre os invertebrados marinhos, principalmente esponjas e várias outras espécies. O candidato deve ter conhecimentos prévios e experiência na recolha/identificação de esponjas e comunidades microbianas associadas às esponjas. Espera-se que o candidato selecionado realize uma extensa amostragem de invertebrados de ambas as regiões: entre-marés e sub-marés. O trabalho envolve também a amostra processamento para análises moleculares, isolamento microbiano e análise de dados. Além disso, espera-se que o candidato participe da comunicação de dados científicos, incluindo o elaboração de relatórios técnicos.

Habilitações académicas: O candidato deverá possuir mestrado na área das Ciências Biológicas ou Ciências do Ambiente.

Valor mensal da bolsa: O valor mensal da bolsa é de €980 (novecentos e oitenta euros – livres de impostos), de acordo com os valores mensais estipulados na tabela da FCT, no país (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Entidade Financiadora: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE2020 – Operational Programme for Competitiveness and Internationalization (POCI) e ainda fundos nacionais da FCT/MCTES.

Submissão candidaturas:  O concurso está aberto de 27 de dezembro de 2018 a 10 de janeiro de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas por e-mail para Anoop Alex ([email protected]) e em conhecimento (Cc) para [email protected], com o termo SYMBIOMICS/BI-MSc/2018-088 no campo do assunto.

Edital: mais informações no edital.