“Sobre o céu não sabemos nada” é o nome da exposição que será inaugurada no próximo dia 7 de maio, sábado a partir das 17h00, no Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Estarão expostos trabalhos de sete artistas convidados pelo projeto Paralaxe para uma residência artística onde puderam conhecer todos os espaços do Observatório e investigações que lá acontecem — desde geodinâmica a meteorologia do espaço.

Esta é a segunda residência artística no âmbito do Paralaxe, um projeto de investigação e de criação artística de caráter multidisciplinar, criado pelas artistas plásticas Luísa Abreu, Carolina Grilo Santos e Diana Geiroto e financiado pela Direção-Geral das Artes. A primeira decorreu entre 2020 e 2021 no Instituto Geofísico da Universidade do Porto (IGUP), edifício que é também da responsabilidade da FCUP. 

“O balanço que fazemos destas residências e do período mais curto em que os artistas estiveram no Observatório mais regularmente é bastante positivo: desde o conhecimento dos instrumentos existentes que, apesar de obsoletos, têm um propósito e relação com a astronomia muito interessantes, o conhecimento do arquivo e das investigações atuais a acontecer pelos cientistas residentes e a possibilidade e liberdade de atuação no espaço”, conta a equipa do Paralaxe, composta por antigas estudantes da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP). 

A exposição pode ser visitada até julho, no Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros. (Foto: DR)

E o que podem os visitantes encontrar? “Temos neste momento em montagem, por exemplo, um trabalho exterior com carácter efémero e que pensa a organização dos edifícios do espaço e a construção do jardim, uma peça que se assemelha a um instrumento científico no lugar de um telescópio, peças escondidas pelo espaço exterior e lugares abandonados e um percurso guiado por peças e instalações montadas em vários pontos”, revelam. 

Com entrada livre, a exposição poderá ser visitada até 9 de julho. As visitas guiadas podem ser marcadas através do e-mail [email protected] e realizam-se às quintas e sextas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00.