No dia 22 de junho, a jovem pianista Leonor Mendes propõe levar-nos numa “viagem” pelos vários estilos composicionais ao longo da História da Música, com obras bastante representativas de cada um deles. Curioso? É vir até ao auditório da Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto. O concerto começa às 21h30 e tem entrada livre.

Instale-se. O resto do mundo fica bem lá fora. O momento é para deixar a música entrar. E que melhor forma de começar o programa do que com um Prelúdio e Fuga em Si b Maior, Livro 1 de  J. S. Bach? Depois um pequeno fôlego para ficarmos com a Sonata op.22 no.11 em Si b Maior (I. Allegro con brio; II. Adagio con molto espressione; III. Menuetto e IV. Rondo: Allegretto) de Ludwig van Beethoven.

Do músico e compositor francês Claude Debussy , Leonor Mendes trará ao palco da Casa Comum o Estudo no.11 “Pour les arpèges composés”.

O concerto terminará com a Balada no. 2 em si menor, S.171, de Franz Liszt, o famoso  compositor, virtuoso pianista, maestro e professor húngaro do século XIX…

Sobre Leonor Mendes

Leonor Mendes começou a estudar aos seis anos na Academia de Música e Dança do Fundão (cidade onde nasceu) e, em 2015, concluiu o 8.º grau de piano com nota máxima. Entrou na Universidade de Aveiro com uma bolsa de mérito (por ter a nota mais elevada) tendo concluído o curso em 2018, com o Prémio “Município de Aveiro” para a melhor aluna finalista da Licenciatura em Música (ramo da Performance em Piano).

Desde outubro de 2018 que estuda na prestigiada École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot, em Paris (França). EM 2019, obteve o “Diplôme d’Exécution” com uma menção especial do júri.

Com  vários prémios nacionais e internacionais no currículo, Leonor Mendes estreou-se como solista em 2011, com apenas 13 anos, no auditório do Conservatório de Coimbra. Desde então, já se apresentou em várias salas de Portugal, incluindo a Casa da Música ou o Centro Cultural de Belém, mas também noutros países como Espanha, Itália, França, Polónia e Alemanha, dando concertos com regularidade na Maison du Portugal – André de Gouveia, em Paris. Mais recentemente, colaborou com a Orquestra Clássica da Universidade de Aveiro e o Maestro André Fonseca.

Ao longo do seu percurso musical trabalhou com reconhecidos músicos e pedagogos tais como António Rosado, Constantin Sandu, Josep Colom, Friedemann Rieger, Justas Dvarionas, Pietro de Maria, Akiko Ebi, Yong Hi Moon, Uta Weyand, Markus Schirmer, entre outros. Em música de câmara, outra das suas paixões, teve também a oportunidade de trabalhar com os professores António Chagas Rosa, Helena Marinho, Jean Michel Garetti, Tiago Pinto-Ribeiro e Nina Patarcec.