A Feira de Emprego da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) regressou este ano com uma nova identidade e recheada de empresas e de oportunidades para estudantes e alumni. No Campus, as setas roxas indicavam o caminho para o edifício FC4, de Biologia, que foi um verdadeiro ponto de encontro entre recrutadores e participantes na Job (a)Fair 2023.

Os pisos 0 e 1 deste edíficio encheram-se de movimento naquela que, até agora, foi a edição com maior número de empresas envolvidas.“Tivemos 40 empresas no nosso parque de expositores a cobrir todas as áreas em que a faculdade trabalha”, destaca Carla Carmelo Rosa, docente da FCUP e membro do Conselho Executivo, responsável pela organização da feira. 

Para além dos stands, a Job (a)Fair contou com uma série de iniciativas que envolveram recrutadores, alumni, estudantes e docentes. O dia começou com quatro sessões paralelas de Pitch, breves apresentações das empresas e do trabalho que desenvolvem.

No período da tarde, após o Pitch da Continental Engineering, o maior patrocinador do evento, seguiu-se uma mesa-redonda sobre o futuro da Ciência, Inovação e Tecnologia.

O programa continuou com o Job Speed Dating, uma interação rápida, em rotação, entre recrutadores e participantes e terminou com um momento de convívio e networking promovido pela Associação de Estudantes da FCUP. 

Um evento “dinâmico” e “essencial para todos”

“É um evento muito dinâmico que nos dá oportunidade de falar com diversas empresas”. Helena Silva, uma das estudantes a visitar a feira, sumariza desta forma a Job (a)Fair. Já para Maria Silva, do 1.º ano do Doutoramento em Química, este é um evento “essencial para todos”. A pensar no seu futuro, a estudante pretende voltar no próximo ano e continuar a explorar potenciais oportunidades de trabalho. 

As ofertas de estágio foram das mais procuradas pelos estudantes na feira. São os exemplos de Beatriz Monteiro, do 3.º ano de Matemática, que foi à Job (a)Fair para encontrar uma empresa para fazer um estágio profissional após o término do curso. E também de Rodrigo Castro, da licenciatura em Ciência de Computadores: “Vim à Feira de Emprego procurar contactos com o tecido empresarial e para conseguir um estágio curricular e de verão”. 

Por outro lado, a feira foi também importante para quem está prestes a desenvolver a dissertação de mestrado. É o caso de Tiago Bessa, do Mestrado em Segurança Informática, que pôde visitar e conhecer várias empresas da sua área. 

O evento foi organizado pela FCUP e pela AEFCUP e promete regressar no próximo ano.