Os investigadores Nuno Travasso e Aitor Varea Oro, do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), e as arquitetas Mariana Ribeiro de Almeida e Luísa Sousa Ribeiro, colaboradoras externas do CEAU entre 2019 e 2020/21, venceram o prémio de “Melhor Artigo 2020” da Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia , com o trabalho ‘Acesso ao mercado de arrendamento em Portugal: um retrato a partir do Programa de Arrendamento Acessível‘.

O artigo vencedor resultou da parceria desenvolvida com o jornal Público para a publicação de três peças jornalísticas de análise do Programa de Arrendamento Acessível, lançado em junho de 2019 pelo Governo, com o objetivo de “contribuir para a acessibilidade, segurança e estabilidade no arrendamento”.

Para além de apontar limitações na adequação do programa à heterogeneidade dos territórios, a investigação agora premiada permitiu perceber que, em grande parte do território, o Programa de Arrendamento Acessível poderá dar resposta a uma camada relativamente delimitada, mas significativa, da população (cerca de 10%) com rendimentos medianos, reduzindo esta camada para metade nas áreas sob maior pressão urbanística, sendo que nestas zonas passa a corresponder às camadas de rendimentos mais elevados. O estudo destaca, de um modo geral, um largo segmento da população que permanece sem resposta.

O artigo conclui que o Programa de Arrendamento Acessível pode ser um instrumento útil, mas por si só não permite dar resposta a todo o segmento da população ao qual se destina, e propõe uma reflexão sobre a necessidade e caminhos possíveis para uma política de habitação mais abrangente e capaz de responder aos desafios atuais.

O prémio e menções honrosas foram atribuídos no dia 22 de novembro, em Lisboa, numa sessão associada à Lição Anual da Finisterra, que teve como convidado o geógrafo, urbanista e cientista social Jacques Lévy.

Nuno Travasso, Aitor Varea Oro, Luísa Sousa Ribeiro e Mariana Ribeiro de Almeida são os autores do artigo premiado. (Foto: DR

Sobre a revista Finisterra

A Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia Física e Humana, Riscos Ambientais, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Regional e Local, Ciências da Informação Geográfica, entre outros temas.

De acesso aberto imediato e gratuito, a Finisterra encontra-se indexada em diversas plataformas científicas, sendo o controlo de qualidade dos manuscritos submetidos efetuado através de um/a editor/a, uma comissão editorial e de, pelo menos, uma dupla, e cega, arbitragem por pares.

Mais informações aqui.