Eunice Ferreira, estudante do Programa Doutoral em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde (BiotechHealth) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigadora no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto (i3S), foi recentemente distinguida com uma bolsa atribuída pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).

Denominada «EMBL Advanced Training Centre Corporate Partnership Programme Fellowship», esta bolsa foi atribuída a Eunice Ferreira pelo trabalho que a estudante apresentou no workshop de biologia sintética – “Creating is Understanding: Synthetic Biology Masters Complexity” –, que teve lugar no final de setembro em Heidelberg, na Alemanha.

O trabalho de investigação de Eunice Ferreira “consiste em manipular geneticamente a cianobactéria Synechocystis de modo a produzir compostos de valor acrescentado, nomeadamente solutos compatíveis. Synechocystis é um organismo modelo e uma promissora fábrica celular “low-cost” porque utiliza a luz solar como fonte energia e o CO2 como fonte de carbono, tendo por isso requisitos nutricionais muito simples”, explica a investigadora.

Eunice Ferreira, que está a desenvolver o seu trabalho de investigação no grupo «Bioengineering and Synthetic Microbiology», liderado por Paula Tamagnini, adianta ainda que, «com base nas ferramentas moleculares desenvolvidas e caracterizadas pelo nosso grupo, e no conhecimento das vias biossintéticas dos compostos de interesse, construímos diferentes módulos sintéticos que introduzimos na cianobactéria».

O objetivo deste trabalho, revela a investigadora do i3S, é «produzir de modo eficaz os tais compostos de valor acrescentado, que, devido às suas propriedades protetoras e estabilizadoras, têm grande interesse comercial para as indústrias de cosmética, biomédica e alimentar».

Ter recebido uma bolsa da EMBO, significa para a investigadora «um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver ao aplicar ferramentas de biologia sintética num organismo tão desafiante como as cianobactérias».