Um artigo recentemente publicado por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é um dos Highly Accessed Papers da reputada revista internacionai de Open Access, Chemosensors. O trabalho foi também capa do mês de dezembro daquela publicação científica de referência no domínio da ciência e tecnologia dos sensores químicos e métodos e sistemas analíticos relacionados.

Com o título “MOF-Based Materials with Sensing Potential: Pyrrolidine-Fused Chlorin at UiO-66(Hf) for Enhanced NO2 Detection”, o estudo insere-se no âmbito do projeto Plas2Nano, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Os vários estágios do processo de transformação do plástico PET em materiais que podem detetar contaminantes. (Foto: DR)

Os investigadores estão a trabalhar na transformação do plástico PET recolhido nas zonas costeiras em novos materiais para aplicação em sensores óticos com propriedades fluorescentes. O objetivo é detetar contaminantes e poluentes ambientais na água.

Entre os autores estão Ana Margarida Silva e Carla Queirós, investigadoras do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), na FCUP, responsáveis pelo projeto e também José Almeida e Luís Cunha-Silva, do mesmo laboratório.