O Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) vai organizar, entre os dias 4 e 9 de julho, a primeira edição da sua Escola de Verão Internacional, dedicada ao tema “Sociologia e Dinâmicas Sociais Contemporâneas”.

Contribuir para a produção de conhecimento e a articulação entre a academia e os movimentos sociais é o grande objetivo destas iniciativa inédita, que vai juntar participantes, investigadores e ativistas num debate alargado sobre temas como o Direito à Habitação e à Cidade, o Clima, Ecologia e Sustentabilidade, Feminismos e Identidade de Género, Racismo e Xenofobia e Precariedade e Desigualdades Sociais

Entre as atividades que integram o programa da Escola incluem-se debates, palestras, oficinas, mesas-redondas, visitas guiadas e, ainda, momentos culturais, tais como filmes, concertos, performances e teatros-fóruns, com a participação de artistas nacionais e internacionais.

A decorrer nas instalações da FLUP I&D (Rua dos Bragas, 289) e em espaços públicos e culturais do Porto, a Escola de Verão do IS-UP é aberta a membros de toda a comunidade, dentro ou fora da academia, de qualquer nacionalidade, com pelo menos uma pós-graduação.

Inscrições até 15 de maio

Os interessados devem inscrever-se  até dia 15 de maio através do preenchimento do respetivo formulário, do envio de uma carta de motivação (250 palavras) e do curriculum vitae abreviado (350 palavras). A seleção de participantes (mínimo de 12 e máximo de 25) – isto é, quem foi escolhido para frequentar a Escola – será divulgada no dia 30 de maio.

Ainda, com o apoio dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto, há a garantia de alojamento em residências universitárias para quem necessitar.

A participação está sujeita ao pagamento de uma propina, cujo valor varia entre os 75 euros (para  estudantes e desempregados) e os 150 euros (para os trabalhadores).

Os participantes que necessitem de alojamento podem recorrer às residência universitárias geridas pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP). Neste caso, o valor total da propina varia entre os 150 euros (para estudantes e desempregados) e os 250 euros (para trabalhadores).