O Laboratório de Hidrobiologia e Ecologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), liderado pelo docente e investigador Adriano Bordalo e Sá, integra o consórcio europeu que acaba de ver aprovado, no âmbito do programa Eurostars, um projeto no valor de perto de dois milhões de euros, a aplicar no desenvolvimento de um aparelho capaz de prever a qualidade microbiológica da água em praias costeiras e fluviais em tempo quase real.

Mais concretamente, o projeto Forecasting the microbial water quality in urban inland and coastal bathing waters vai desenvolver uma solução plug-and-play que utilizará a medição automática de parâmetros ambientais e do indicador oficial de contaminação fecal Escherichia coli acoplada a um metamodelo baseado em inteligência artificial e a um algoritmo de previsão meteorológica.

Desta forma, num curtíssimo espaço de tempo será disponibilizada a informação necessária para avaliar se uma determinada praia tem água adequada à prática balnear, permitindo assim tomar medidas adequadas pelas autoridades.

Atualmente, são precisas entre 24 a 48 horas até os resultados obtidos em laboratório serem conhecidos, e não há forma de prever a qualidade.  Com este produto inovador, os investigadores esperam revolucionar a forma como a qualidade da água das praias é avaliada, e acabar com as dúvidas dos decisores, mas acima de tudo dos banhistas, sobre a variação horária e diária da compatibilidade das águas das praias para banhos, um aspeto recorrente em todas as nossas épocas balneares.

Qualidade da Água das Praia

Os cientistas querem revolucionar a forma como a qualidade da água das praias é avaliada. (Foto: DR)

O Eurostars é o maior programa de financiamento colaborativo internacional de PMEs com universidades e centros de investigação de 36 países. Em Portugal, o programa é gerido pela Agência Nacional de Inovação (ANI).