O GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) está a organizar, em colaboração com o Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), uma conferência sobre agricultura inteligente e circular, que pretende reunir todos os stakeholders da academia, indústria e setor agrícola para discutir os seus principais avanços e pontos de vista nesta área.

O evento “Smart and Circular Agriculture towards Sustainability” (SCAS2022) terá lugar nos dias 21 e 22 de julho de 2022, no Hotel HF Ipanema (Porto).

A conferência focar-se-á nos seguintes temas: Investigação, Inovação e Educação em Agricultura 4.0; Agricultura e sistemas agroalimentares circulares; Fábricas de plantas e agricultura urbana: qual o ponto da situação?; Controlo de pragas e doenças para uma agricultura mais sustentável: os desafiantes objetivos para 2030.

“A investigação científica também enfrenta outros desafios atualmente, tais como: melhorar a qualidade nutricional dos alimentos, recuperar os solos e sua diversidade biológica, proteger a biodiversidade dos solos e aumentar a resiliência das culturas face às alterações climáticas e face ao surgimento de novas pragas e doenças”, explica Ruth Pereira, docente da FCUP que está à frente da organização da iniciativa.

Em debate estará igualmente a educação, nomeadamente a preparação de uma nova geração de agricultores que sejam capazes de adotar novas tecnologias, que, por sua vez, podem tornar a agricultura mais atrativa para os jovens, reconciliando-os com profissões de teor agrícola e com as áreas rurais. “Só através de interações positivas entre a tecnologia, a ciência e a educação, moldadas através de políticas eficientes e inovadoras, será possível alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável propostas pelas Nações Unidas”, projeta Ruth Pereira.

Como participar?

Todos os interessados podem submeter propostas para apresentações orais ou de pósteres até 31 de maio, usando o modelo para resumos disponível na página do evento. Ali é também possível encontrar a a lista detalhada de subtópicos considerados adequados para esta conferência.

A inscrição de participantes encontra-se igualmente aberta e quem se registar até dia 15 de junho irá beneficiar de um desconto no valor da inscrição.

Também estão previstos descontos especiais para estudantes ou para participantes que pretendam assistir somente online.