A Feedfai foi fundada em 2011, por Paulo Marques, Nuno Sebastião (CEO da empresa) e Pedro Bizarro. (Foto: DR)

A DefinedCrowd e a Feedzai, duas empresas do ecossistema da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, integram a lista AI 50: America’s Most Promising Artificial Intelligence Companies, elaborada pela prestigiada revista Forbes para destacar as 50 empresas mais promissoras a trabalhar em Inteligência Artificial.

A Feedzai, uma empresa que se dedica ao combate à fraude bancária e lavagem de dinheiro, ocupa o 15.º lugar da lista. A startup portuguesa, fundada em 2011 por Nuno Sebastião, Pedro Bizarro e Paulo Marques, está avaliada em 575 milhões de euros e já recebeu investimento de mais de 80 milhões e conta. Na sua carteira de clientes contam-se nomes como o Citi Bank e o Lloyds Banking Group.

Daniela Braga, fundadora da DefinidCrowd. (Foto: DR)

Já a DefinedCrowd aparece no 46.º lugar da lista da Forbes. Avaliada em 38,8 milhões de euros, segundo o Pitchbook, a empresa fundada por Daniela Braga recolhe e “treina dados” para criar modelos de inteligência artificial, combinando técnicas de machine learning e human-in-the-loop, para viabilizar o desenvolvimento linguístico de robôs. A empresa  conta atualmente com cerca de 80 colaboradores e trabalha com clientes como a BMW e a Mastercard.

As duas empresas ligadas à UPTEC foram selecionadas pela Forbes em função da importância que dão à aplicação de técnicas como machine learning, processamento de natural language e visão computacional no seu modelo de negócio.