A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) oficializou com a Huawei Portugal a implementação da ICT Academy, o programa de conhecimento e inovação da multinacional, o que vem reforçar a ligação da empresa junto do universo universitário de norte a sul do País.

Ao integrar a rede nacional deste programa, a Faculdade de Engenharia compromete-se, uma vez mais, na promoção do desenvolvimento de talentos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e no reforço da aproximação dos conteúdos académicos às necessidades das empresas. À semelhança de outras instituições de ensino superior portuguesas, este protocolo com a Huawei permitirá o acesso privilegiado a conteúdos e experiências formativas alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho na área das TIC à comunidade da FEUP.

Lançado em Portugal em Julho de 2020, o programa ICT Academy disponibiliza uma solução alargada de formação, que abrange o desenvolvimento de conteúdos em áreas determinantes para os desafios atuais e as exigências do futuro, como Big Data, Cloud Computing, Inteligência Artificial, Internet das Coisas ou 5G – a Huawei fornece soluções multidimensionais para diferentes tipos de talentos e níveis de necessidades, de forma a garantir que os modelos de cooperação respondem às exigências das instituições de ensino superior e empresas, assim promovendo o desenvolvimento de vários tipos de talentos em TIC.

Para João Falcão e Cunha, Director da Faculdade Engenharia da Universidade do Porto, a implementação da ICT Academy “é mais um passo de aproximação entre estudantes, docentes e empresas, e que proporcionará, a todo o nosso universo académico, o acesso à tecnologia da Huawei e aos conteúdos formativos disponibilizados pelo programa, e a oportunidade de obter formações certificadas em matérias determinantes na área das TIC”.

De acordo com Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal, “com a disponibilização de ferramentas para o enriquecimento curricular e profissional que o programa ICT Academy oferece, esta parceria com a FEUP vem dar ainda mais robustez ao compromisso da Huawei quanto à partilha de conhecimento e soluções inovadoras com as instituições de ensino superior em Portugal.”

Sobre a ICT Academy

Integrada no programa TECH4ALL da Huawei, a ICT Academy pretende potenciar a transferência de conhecimento para as várias universidades portuguesas e aproximá-las da realidade das empresas e da inovação tecnológica, através do enriquecimento dos conteúdos formativos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Com o intuito de consolidar esta estratégia de conjugação de esforços com a academia, a Huawei criou, a nível global, o ICT Academy Development Incentive Fund, com um investimento total de cerca de 50 milhões de dólares a ser aplicado nos próximos cinco anos.

Mais informações em www.huawei.com ou www.huawei.eu.