Natural de Vila Nova de Famalicão, Félix Martins de 19 anos está, atualmente, no 2.º ano da licenciatura em Engenharia Informática e Computação, lecionada em conjunto pelas faculdades de Engenharia e de Ciências da Universidade do Porto (FEUP). Deu os primeiros passos na academia no ano letivo passado, numa experiência que confessa ter sido “desafiadora, mas muito gratificante”.

Com a certeza de que está “no curso certo”, o estudante da FEUP terminou o seu ano de estreia na U.Porto com uma média de 19,73 valores, a mais alta de entre os 20 estudantes distinguidos com o Prémio Incentivo 2023.

Para mim, o Prémio Incentivo é uma forma de reconhecimento do meu esforço e dedicação. Estou muito grato pela oportunidade de o receber e certamente será uma motivação para o futuro”, revela Félix Martins sobre esta distinção.

O futuro revela-se promissor para o futuro engenheiro, que tem como principal ambição “colaborar com pessoas de diferentes partes do mundo” na esperança de crescer e  “ampliar o meu conhecimento”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

A escolha de estudar na Universidade do Porto foi motivada, primeiramente, pela sua reputação de excelência e qualidade no ensino. Além disso, a proximidade foi outro fator determinante na minha decisão. Por fim, estou confiante de que estudar na Universidade do Porto trará benefícios significativos para a minha vida profissional.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O primeiro ano na Universidade do Porto foi uma experiência desafiadora, mas muito gratificante. O que mais gostei foi perceber que estava no curso certo, já que me identifiquei muito com as matérias e atividades propostas.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Embora a Universidade do Porto seja uma instituição de renome com muitas qualidades notáveis, acredito que há sempre espaço para melhorias.

Uma área que gostaria de ver melhorada seria o feedback relativo aos inquéritos pedagógicos, uma fonte importante para a evolução das unidades curriculares. Portanto, acredito ser essencial que os professores incentivem e alertem os alunos sobre a importância de preencher esses questionários, de modo a contribuírem no processo de melhoria contínua do ensino.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Para mim, o Prémio Incentivo é uma forma de reconhecimento do meu esforço e dedicação. Estou muito grato pela oportunidade de o receber e certamente será uma motivação para o futuro.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Daqui a 10 anos, espero já ter terminado o meu primeiro grande projeto com impacto positivo na sociedade. Além disso, espero colaborar com pessoas de diferentes partes do mundo, de modo a enriquecer a minha experiência e ampliar o meu conhecimento.

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

“Enriquecedora”. Desde o primeiro dia, tive a oportunidade de aprender com professores e colegas, explorar áreas de interesse em profundidade e desenvolver habilidades e conhecimentos que acredito serão valiosos para a minha vida profissional.