A Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai inaugurar, no próximo dia 18 de maio, pelas 16h30, a uma exposição dedicada ao 110.º aniversário da instituição, com uma viagem ao passado repleta de história e nostalgia.

Nesta exposição será possível encontrar “livros, documentos de arquivo, fotografias, objetos científicos e do quotidiano relacionados com diferentes décadas e momentos dos últimos 110 anos. Esta documentação reveladora de factos, memórias e histórias pertence às coleções da Biblioteca e do Arquivo da FCUP e da Universidade do Porto, onde se encontra preservada e disponível”, revela Conceição Santos, subdiretora da FCUP e Diretora da Biblioteca da FCUP. 

A iniciativa partiu do Núcleo de Cultura dos Serviços de Documentação e Cultura da FCUP e teve como propósito homenagear intervenientes, mostrar personalidades, descobrir a organização funcional, desvendar acontecimentos e mostrar todos os cursos que marcaram a história da faculdade, desde a sua instituição em 1911, juntamente com a da própria Universidade do Porto.

A exposição contará ainda com apontamentos biográficos de todos os diretores da Faculdade de Ciências. Pelo caminho, os visitantes poderão recordar também alguns acontecimentos marcantes e inspiradores da história da Faculdade, bem como o crescimento da instituição com os vários cursos e unidades curriculares que foram surgindo ao longo dos anos. 

Uma viagem ao passado 

Através de uma mostra de objetos científicos e do quotidiano, muitos que marcaram a infância e adolescência de quem nasceu entre os anos 70 e 90, pertencente à coleção da FCUP e de particulares, pretende-se convidar os visitantes da exposição a viajarem até ao passado.

“Queremos despertar a curiosidade, sentimentos e vivências”, revela Conceição Santos. Entre os inúmeros objetos expostos incluem-se, por exemplo, o cubo mágico dos anos 80, os primeiros telemóveis da Motorola e a primeira máquina Polaroid”, entre outros  que ajudam a recordar não só a história da FCUP, como também a evolução da ciência e tecnologia ao longo das várias décadas que compõem o seu supercentenário. 

Com entrada livre, a exposição comemorativa dos 110 anos da FCUP estará patente no Piso 0 da Biblioteca da FCUP (edifício FC1) e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 19h00.