Os projetos ”Primeiro a pessoa e a transferência para vida do que se aprende com o desporto – da Universidade para as Escolas/Clubes”, da autoria do Professor Nuno Corte-Real, e “Tornar o estudante capaz de “Tomar conta de si”. O contributo da aprendizagem baseada em problemas”, da autoria das Professoras Isabel Mesquita, Patrícia Coutinho e Cristiana Bessa, foram distinguidos com o Prémio Prática Pedagógica Inovadora 2024.

Os dois projetos nos quais docentes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) figuram como autores, foram selecionados entre os oito reconhecidos pela Universidade do Porto com o prémio anual que distingue as iniciativas pedagógicas mais inovadoras desenvolvidas pelos docentes da instituição. Estas iniciativas devem revelar uma “estratégia de intervenção pedagógica consistente, refletida e fundamentada que promova o envolvimento ativo dos estudantes, o uso de recursos e a melhoria geral dos processos de ensino e aprendizagem”.

“Aula invertida” é o conceito que serve de base à proposta apresentada pelo Professor Nuno Corte-Real, onde os estudantes são convidados a criar a própria aula. Desta forma, “pretende-se incrementar hábitos de pesquisa e estudo utilizando diferentes ferramentas, desenvolver a autonomia e o sentido crítico dos estudantes e promover competências no sentido de serem capazes de aplicar os conteúdos nos seus contextos”.

Já o projeto apresentado pela equipa das Professoras Isabel Mesquita, Patrícia Coutinho e Cristiana Seabra “assenta numa perspetiva socioconstrutivista da aprendizagem e enquadra-se numa perspetiva pedagógica centrada no estudante, inclusiva e interativa com o enfoque na aprendizagem baseada em problemas”, referem as autoras. Concomitantemente, continuam as três docentes, “integrou-se a combinação de várias estratégias pedagógicas, nomeadamente, a implementação de sala de aula invertida, a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem experiencial. Esta perspetiva eclética e sinérgica permitiu o desenvolvimento nos estudantes de múltiplas competências, em particular, a capacidade de reflexão, o pensamento crítico, a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade e a tomada de decisão”. E concluem, “estas competências são consideradas determinantes para o alcance de uma aprendizagem mais significativa, tanto ao nível da compreensão dos conteúdos, como no desenvolvimento e responsabilidade pela própria aprendizagem auxiliando-os a “Tomar conta de si””.

Os vencedores recebem um prémio monetário de 1.000 euros, financiamento a aplicar na aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos e outras ações.

A entrega do Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” 2024 terá lugar no dia 22 de março, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2024.