A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) celebra os 50 anos da revolução dos cravos com dois eventos plenos de significado e que destacam o papel do desporto na sociedade no período anterior ao 25 de abril de 1974.

“Entre Limitações e Paixões: O Desporto Antes de Abril” é o título da exposição que viaja no tempo para explorar alguns elementos que marcaram o panorama desportivo português em tempos de ditadura. Desde a Escola de Instrutores de Educação Física, que se encontra na génese da atual FADEUP, até à influência da Mocidade Portuguesa Feminina e aos cartoons da época, a exposição oferece uma perspetiva multifacetada e cativante desse período crucial da história portuguesa. “Entre Limitações e Paixões: O Desporto Antes de Abril” está patente ao público no átrio da Faculdade, até ao dia 3 de maio.

“Entre Vivências e Memórias: O Desporto Antes de Abril” reúne quatro antigos docentes FADEUP para uma conversa sobre o panorama desportivo português no pré-25 de abril. Zélia Matos, Manuel António Janeira, Leandro Massada e José Augusto Santos são os convidados de um evento que promete partilha de experiências, memórias, reflexões e boa disposição no ambiente descontraído da Biblioteca da FADEUP. A conversa está agendada para as 15h30 do dia 24 de abril e promete oferecer uma visão única sobre o papel do desporto numa época de mudança e restrições.

Os eventos alusivos aos 50 anos do 25 de abril têm entrada gratuita.