A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é uma das 100 melhores escolas de desporto do mundo, segundo a edição de 2024 do QS World University Ranking by subject.

Acabada de publicar, a edição deste ano do prestigiado ranking de avaliação de instituições de ensino superior consolida a posição alcançada pela FADEUP em 2023, altura em que passou a figurar entre as 51 e as 100 melhores escolas de ensino superior de desporto no mundo, mantendo ainda a primeira posição em Portugal.

Reconhecido como um dos mais conceituados rankings de classificação de instituições académicas do mundo, o ranking da Quacquarelli Symonds (QS) analisa indicadores como reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica.

Os rankings são elaborados anualmente com o objetivo de ajudar futuros estudantes na identificação das melhores escolas por área de trabalho.

A U.Porto e o panorama português

No panorama do ensino superior em Portugal, a U.Porto volta a repetir os excelentes resultados dos últimos anos, assumindo-se como a melhor universidade portuguesa, de forma isolada ou ex-aequo, em 16 áreas de estudo.

O destaque na universidade portuense vai para as áreas do Desporto, Ciências Farmacêuticas, Arquitetura e Engenharia de Petróleos, todas posicionadas nos respetivos top100 mundiais.

Como é realizada a avaliação

São 1500 as universidades avaliadas no QS World University Ranking by Subject 2024. Durante a avaliação são realizados inquéritos a empregadores e académicos a nível mundial, processo complementado por informação bibliométrica recolhida na base de dados Scocups, da Elsevier.