O Professor Jorge Mota, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), é um dos quatro novos elementos do Conselho Geral da Universidade do Porto (U.Porto).

O também Diretor do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL) e do Doutoramento em Fisioterapia da FADEUP assume o lugar de Fernando Jorge Monteiro, Professor Catedrático que recentemente se aposentou do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Faculdade de Engenharia.

Para além do docente FADEUP, também Paulo Célio Alves e Luís Soares Carneiro, docentes das Faculdades de Ciências e Arquitetura, respetivamente, e Mariana Almeida, estudante do ICBAS, passam a integrar o Conselho Geral da Universidade do Porto.

Sendo um dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, o Conselho Geral integra representantes de todos os grupos da comunidade académica: 12 docentes ou investigadores, quatro estudantes e um colaborador não docente, para além de seis personalidades externas à Universidade.

Entre as competências do Conselho Geral, encontram-se, por exemplo, a eleição do Reitor e a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.