Celebraram-se, no passado dia 5 de novembro,  42 anos sobre o início da atividade da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Uma data que vai ser comemorada no próximo dia 17 de novembro, a partir das 14h00, nas habituais celebrações do Dia da FPCEUP.

Tendo como mote “Os novos desafios da Ciência e Ensino Superior: Como promover uma Universidade e Faculdade Abertas ao Mundo e com Ensino de Qualidade”, a sessão deste ano vai abrir com as intervenções do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e de Pedro Nobre, o novo e recém-empossado diretor da FPCEUP.

A tarde segue depois com a conferência inaugural, a cargo de Hugo Horta, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Hong Kong. Em debate estará Uma Universidade e Faculdade Abertas ao Mundo: Internacionalização Mobilidade e Multiculturalismo.

Presente no Auditório 1 da FPCEUP vai estar também o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, a quem caberá liderar a conferência de encerramento, sobre os “Os grandes desafios do Ensino Superior em Portugal.

O programa do Dia da FPCEUP 2022 prevê ainda a entrega de prémios e distinções a estudantes, docentes e colaboradores e uma mesa redonda alusiva ao tema Como promover a qualidade e Inovação Pedagógicas e uma Reflexão final.

Sobre a FPCEUP

Criada em 1980, a partir da transformação do curso superior de Psicologia da Universidade do Porto (sediado desde 1977, na Faculdade de Letras), a FPCEUP é uma instituição de referência no ensino e investigação nas áreas da Psicologia e das Ciências da Educação em Portugal.

Instalada desde 2005 no edifício projetado pelo arquiteto Fernando Távora, no Polo II (Asprela), a FPCEUP leciona atualmente as licenciaturas em Ciências da Educação Psicologia e vários cursos de mestrado e de doutoramento.

Para além do ensino, a faculdade desenvolve também atividades de I&D e prestação de serviços à comunidade através dos seus diversos institutos e centros de investigação.