É um marco da história recente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP): a mudança de instalações da Rua dos Bragas para o pólo da Asprela, a 29 de setembro do ano 2000. 20 anos depois, é esse momento que a FEUP se propõe a assinalar ao longo dos próximos meses, através de um conjunto variado de eventos abertos a toda a comunidade e pensados de forma a documentar e contar a história da mudança para a que foi considerada “uma das 100 obras mais notáveis construídas no século XX em Portugal” pela Ordem dos Engenheiros.

Numa altura em que se assinalam, precisamente, duas décadas sobre a simbólica caminhada que, a 29 de setembro de 2000, fez o percurso das antigas para as novas instalações da FEUP, pretende-se com esta iniciativa evocar um processo conturbado, marcado por avanços e recuos, mas que permitiu à faculdade posicionar-se, atualmente, como escola de referência no ensino de engenharia em Portugal.

É essa história que pode então ser revisitada ao longo de um programa comemorativo que, prolongando-se até março de 2021, terá o seu primeiro capítulo já a 27 de outubro, com o primeiro de um Ciclo de Debates “Destino: Asprela”, protagonizados pelos principais intervenientes da altura. A sessão inaugural deste Ciclo, realizado em coprodução com a Casa da Arquitectura, vai debruçar-se sobre a obra de engenharia e o denominado projeto “Júpiter”, que concretizou com sucesso a operação logística de mudança das instalações.
Integrada nas comemorações do 3.º aniversário da Casa da Arquitetura, o segundo debate está marcado para 22 de novembro e incidirá sobre o projeto de arquitetura e o modelo de campus universitário.  Por último, a 3 de dezembro, vai discutir-se o impacto da FEUP no polo da Asprela e o futuro do campus como ecossistema de inovação e atrator de talento para a cidade do Porto e a região.

Da autoria dos arquitetos Pedro e Luís Ramalho, o complexo da FEUP na Asprela demorou quatro anos a ser construído, tendo sido considerado uma das obras mais notáveis do século XX em Portugal. (Foto: Francisco Piqueiro)

Estão também a ser preparadas quatro exposições evocativas destes 20 anos no campus da Asprela e que pretendem documentar a memória deste período: o processo de instalação da FEUP no polo da Asprela; a representação visual do campus da FEUP; a FEUP em eventos científicos e culturais nos últimos 20 anos; “Nós, FEUP” composta por infografias, imagens da comunidade e notícias que contribuíram para a notoriedade da Faculdade de Engenharia.

Numa perspetiva de preservação da memória, está ainda a ser construída uma linha temporal com os principais acontecimentos históricos da Faculdade de Engenharia. Esta será disponibilizada online num primeiro momento, estando prevista a sua transposição para uma instalação física enquadrada na arquitetura exterior da FEUP.

A “casa” da FEUP projeta-se atualmente numa área superior a 93 mil metros quadrados. (Foto: DR)

Viajar no tempo

Com o objetivo de envolver a comunidade neste ciclo comemorativo, e sabendo que a história se escreve também desta partilha, a Faculdade de Engenharia criou uma Cápsula do Tempo.

Trata-se de uma plataforma eletrónica de crowdsourcing de recolha de informação e construção de um repositório de memória coletiva (pessoas, eventos, espaços, objetos) sobre o processo de mudança e vivência no campus da Asprela nos últimos 20 anos.

De submissão fácil e rápida, a plataforma está já disponível para todos os interessados que dentro da comunidade queiram partilhar fotografias e outros registos no âmbito destas comemorações.

No site oficial dos 20 anos da Asprela, podem já ser consultados alguns desses contributos – www.fe.up.pt/20anosAsprela.