A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) inaugurou esta quinta-feira, 26 de maio, a exposição “Novas Instalações, a Faculdade de Sempre…”, iniciativa que assinala o 25.º aniversário da inauguração das atuais instalações da faculdade.

Através de uma viagem por alguns dos momentos marcantes que levaram à construção do edifício projetado pelo Arquiteto Cristiano Moreira, a exposição agora aberta ao público apresenta alguns documentos históricos, físicos e digitais, na sua maioria divulgados publicamente pela primeira vez.

Os visitantes vão, por exemplo, poder ver plantas iniciais do edifício, que remetem para uma disposição diferente da área exterior e da fachada principal.

Nesta viagem pela história da FADEUP é ainda possível assistir a gravações de vídeo de atividades letivas, recolhidas nas antigas instalações utilizadas pela faculdade, incluindo o célebre “Barracão”, situado nos terrenos do Liceu Rodrigues de Freitas, ou o Estádio Universitário, na Arrábida.

A exposição “Novas Instalações, a Faculdade de Sempre…” pode ser visitada até 17 de junho, no átrio da FADEUP. A entrada é livre.

A exposição está patente ao público  no átrio principal da FADEUP. (Foto: DR)

Do “Barracão” para a Asprela

A chegada da FADEUP à Asprela foi antecedida por um longo processo que levou a faculdade a ocupar diversas instalações provisórias desde a sua criação – enquanto Instituto Superior de Educação Física do Porto (ISEF) -, em 1975.

Numa fase inicial, a faculdade instalou-se no antigo edifício da Faculdade de Medicina, junto ao Hospital de Santo António, então partilhado com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), cursos da Faculdade de Letras, os departamentos de Física e Química da Faculdade de Ciências e outros organismos circum-escolares, como o Orfeão.

Para além destas instalações, houve ainda necessidade, devido à natureza do curso, de utilizar um pavilhão pré-fabricado, eternizado como “Barracão”, nos terrenos do Liceu Rodrigues de Freitas, juntamente com a piscina e ginásio do Centro Desportivo e Universitário do Porto (CDUP), na Rua da Boa Hora, e o Estádio Universitário, na Arrábida.

Pela necessidade de se deslocarem grandes distâncias entre instalações, os estudantes do ISEF diziam, com piada, estudar na “maior faculdade do mundo”.

O ISEF funcionou durante vários anos no “Barracão” situado nos terrenos do Liceu Rodrigues de Freitas. (Foto: DR)

Em 1977, o Ministro das Obras Públicas aprovou uma proposta do então Reitor da U.Porto, Manuel da Silva Pinto, para que novas instalações da FADEUP fossem consideradas prioritárias. Já em 1981, o Diretor de Construções Escolares do Norte concluiu não ser viável a construção de novo edifício na zona do Campo Alegre, apontando a Asprela como única alternativa. Em fevereiro de 1983, o Reitor criou um Grupo Técnico para rever o Programa Preliminar, face à mudança de localização. O novo Programa Preliminar seria aprovado pela Comissão Instaladora do ISEF dois meses mais tarde.

Já na década de 90, e após um grande incêndio nas instalações do ICBAS, a agora Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) haveria ainda de ocupar dois pavilhões em terrenos anexos à Reitoria, então situada na na R. Manuel II.

As atuais instalações foram finalmente inauguradas a 26 de maio de 1997, numa cerimónia presidida por Alberto Amaral, Reitor da U.Porto, e que contou com a presença de Jorge Mota, Presidente do Conselho Diretivo da FCDEF, e Fernando Gomes, Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Inaugurado em 1997. o atual complexo da FADEUP foi pensado à imagem das melhores escolas de Desporto do mundo. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Surpreendente e vanguardista, o complexo da FADEUP (assim nomeada desde 2oo5) articula os espaços típicos de uma faculdade (salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, cantina, entre outros) com diversos espaços vocacionados para a formação/prática desportiva ao mais alto nível.

Entre eles contam-se ginásios, uma piscina, uma nave desportiva polivalente, um campo de futebol relvado e uma pista de atletismo.