A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) assinala, no próximo dia 14 de outubro, o seu 109.º aniversário, com uma cerimónia dedicada ao tema “CIÊNCIA – CONHECER MAIS PARA TEMER MENOS“.

Com início às 15h00, no Auditório Ferreira da Silva, as celebrações deste ano são inspiradas numa frase de Marie Curie, Prémio Nobel da Física e da Química, e vão dar mote a uma reflexão sobre as estratégias da FCUP nestes tempos de grandes desafios societais e científicos. 

O Dia da FCUP 2020 tem como oradora convidada Sandrine Lacombe, Professora Catedrática e Vice-Reitora na Universidade de Paris-Saclay, e especialista em nanomedicina. Coordenadora da European Alliance for Global Health (EUGLOH), consórcio em que a Universidade do Porto é parceira, e Diretora de um dos mestrados internacionais da FCUP, o Mestrado Erasmus Mundus SERP+,  a especialista marcará presença neste evento com uma intervenção à distância.

A cerimónia contará ainda com as intervenções da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, do funcionário não docente Daniel Pereira, do presidente da Associação de Estudantes da FCUP, João Fonseca e do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira. Será também prestada homenagem a funcionários docentes e não docentes, estudantes, Associações e Núcleos Estudantis.

Música e homenagens

Das celebrações farão também parte as tunas académicas da faculdade – com atuações das tunas Javardémica e Cientuna – e o anúncio do vencedores da 9.ª edição do concurso de fotografia da FCUP, este ano dedicado às plantas.

As comemorações estendem-se igualmente do presencial para o online, com uma página dedicada ao Dia da FCUP 2020, com o nome de todos os homenageados e premiados. 

Dadas as restrições de segurança inerentes à COVID-19, o evento contará apenas com a participação presencial de um número limitado de convidados devido à pandemia da Covid-19, sendo transmitido remotamente através do canal youtube da FCUP.
programa completo pode ser consultado aqui.