No ano que celebra o seu 110.º aniversário, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai assinalar, no próximo dia 13 de outubro, o Dia FCUP 2021, com uma cerimónia dedicada ao tema “Sciencia: um poder que mais alto se levanta”, inspirado no discurso da sessão de abertura do ano letivo de 1911/1912, então proferido pelo primeiro Diretor da FCUP, António Ferreira da Silva.

Com início às 14h30, no Auditório Ferreira da Silva, as celebrações deste ano assumem um carácter  ainda mais especial, com momentos de homenagem aos antigos Diretores da faculdade pelo papel desempenhado na afirmação nacional e internacional da instituição.

O Dia FCUP 2021, que assinala a abertura do ano letivo 2021-2022, terá como orador convidado Alexandre Quintanilha, Professor Catedrático Jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, atualmente deputado na Assembleia da República e membro de várias comissões parlamentares, sendo Presidente da Comissão de Cultura e Comunicação. Neste momento da cerimónia, a audiência também ganhará palco com um momento para questões após a intervenção do Professor.

Alexandre Quintanilha é o orador convidado do Dia FCUP 2021. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A sessão contará ainda com as intervenções da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, do colaborador técnico Fernando Calvo, da presidente da Associação de Estudantes da FCUP,  Andreia Fonseca, e do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira. Será ainda prestada homenagem a docentes, investigadores,  colaboradores técnicos, estudantes e Associações e Núcleos Estudantis, numa sessão onde não faltarão também as atuações das tunas Javardémica e Cientuna.

Em ano de supercentenário, as celebrações têm como novidade a atribuição da Distinção em Inovação em Ciência e Tecnologia. O objetivo desta homenagem é distinguir uma personalidade da FCUP que tenha contribuído, pelo seu impacto na ciência e inovação, para o prestígio da instituição na U.Porto e na sociedade, ou se afirme como de excelência em ID&I numa das suas áreas científicas, com projeção a nível nacional e internacional.

O evento contará com a participação presencial de convidados e será transmitido através do canal YouTube da FCUP.

O programa completo pode ser consultado aqui.