Armanda Passos: a primeira exposição retrospetiva

Qua16NovDia completoSáb31Dez(Dia completo)(GMT+00:00) Armanda Passos: a primeira exposição retrospetivaFundação Champalimaud, Avenida de Brasília, 1400-038 LisboaTipo de eventoExposição

Detalhes

A primeira retrospetiva da pintora Armanda Passos (1944-2021), antiga estudante e uma “amiga da U.Porto”, está patente até ao final do ano no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud.

Tendo como curadora Fabíola Valença, filha da artista, esta exposição reúne 80 óleos de grande importância na obra de Armanda Passos, pertença de várias coleções públicas e privadas, incluindo um exemplar da Universidade do Porto.

“Um Mundo à parte”, a obra cedida pela Universidade do Porto para esta primeira retrospetiva de Armanda Passos.

De acordo com os organizadores, a maioria das pinturas “são parte de coleções institucionais e de privados, como Mário Cláudio, David Mourão-Ferreira, Álvaro Siza, Miguel Cadilhe, António Barreto, Maria Barroso-Mário Soares, Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Coleção de Arte Contemporânea do Estado, Fundação do Oriente, Fundação Millennium BCP, Museu Amadeo Souza-Cardoso, Coleção Berardo, Universidade do Porto, Tribunal de Contas, Constitucional, Procuradoria-Geral da República e Fundação Champalimaud”.

Estas obras, reunidas nesta primeira exposição retrospetiva de Armanda Passos, “darão a conhecer o processo criativo, intenso e inventivo, daquela que foi uma autêntica artista, solitária, alheia a modas, uma poderosa criadora”.

Com entrada livre, a exposição patente até 31 de dezembro de 2022, de segunda a sábado, das 12h00 às 20h00.

O Presidente da República em visita à exposição, guiado pela curadora Fabíola Valença (DR: Presidência da República).

16.11.22 - 31.12.22 (Dia completo)(GMT+00:00)

×Fechar