São cerca de 550 estudantes provenientes de 120 instituições de ensino superior de todo o mundo e, durante três semanas, vão passar pelas faculdades de Economia e de Engenharia da Universidade do Porto com o objetivo de aprender a criar a sua própria startup. O palco será a European Innovation Academy 2022, a maior “summer school” de empreendedorismo do mundo, que vai decorrer este ano, pela primeira vez, na cidade do Porto, de 17 de julho a 5 de agosto.

Dirigida aos estudantes das melhores universidades americanas, asiáticas e europeias, a EIA é um programa de empreendedorismo imersivo que visa potenciar a criação de novas ideias de negócio entre os participantes. Para isso, oferece um “curso intensivo de empreendedorismo e inovação digital”, em ambiente internacional, com momentos de formação, discussão, networking e partilha de experiências.

Este ano, a European Innovation Academy instala-se, pela primeira vez, na Invicta, graças ao esforço conjunto da Universidade do Porto (parceiro académico) e da Câmara Municipal do Porto. A estas juntam-se ainda as parcerias do programa Santander Universidades, da Beta-i, da Google, da Universidade de Berkeley e da Universidade de Stanford.

Ao longo de três semanas de trabalho intensivo, a decorrer nos espaços da FEUP e da FEP, os participantes vão viver todas as etapas de criação e lançamento de projetos empreendedores, com o apoio de cerca de uma centenas de mentores e especialistas de empresas e outras instituições internacionais. A estes caberá acompanhar e ensinar os estudantes em áreas como gestão e negócios, marketing, tecnologia, design, software, ou investimento.

Entre as presenças confirmadas na equipa de mentores incluem-se, por exemplo, as do líder de produto da rede social TikTok, Reagen Fry, da gestora de produto da Amazon, Joselyn Jang, ou da líder de produto do Spotify, Nadia Salem.

A apoiar os participantes estará ainda um grupo de profissionais ligados a Silicon Valley, um dos principais centros de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, como Danielle D’Agostaro, Principal Partner da WV Ventures, Tiffine Wang, Partner da MS&AD Ventures, ou Monica Dinculescu, engenheira sénior de software, que passou pela Google.

Ideias em exposição na FEP

Um dos pontos altos da EIA 2022 promete ser a Expo Startup Porto, que terá lugar no dia 29 de julho, nas instalações da FEP. Para além de ser uma oportunidade para conhecer as ideias dos participantes do European Innovation Academy, este evento servirá também para discutir as novas tendências do ecossistema empreendedor.

Aberta ao público em geral, a iniciativa terá duas partes distintas. Da parte da manhã, o Fireside Chat irá concentrar-se em “Lições valiosas da construção de startups em fase inicial”. A moderar a sessão estará Ricardo Marvão, Co-Fundador da Beta-i Consultancy.

Já depois do almoço, os participantes da European Innovation Academy terão duas horas para mostrar os seus produtos ou serviços durante a Student Startup Expo.

A primeira de cinco edições no Porto

Depois de várias edições em Cascais, a European Innovation Academy 2022 será a primeira de um conjunto de cinco edições que, até 2026, vão trazer ao Porto – e à Universidade – o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo.

“A nossa expectativa é que venham os estudantes das melhores universidades do mundo na área económica e que os nossos estudantes tenham a oportunidade de conviver com eles e de interagir com alguns dos maiores e mais inovadores empresários do mundo. E que, deste, caldo possam nascer as condições para que haja mais empreendedores e mais inovação em Portugal”, destacou o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, durante a cerimónia de apresentação do evento, realizada em fevereiro passado.

Na mesma ocasião, Alar Kork, fundador e presidente da EIA, não escondia o entusiasmo pela instalação do programa na Invicta. “O Porto é um marco para nós. O Porto vai ser ser a futura capital da inovação e é por isso que queremos cá estar”, destacou o responsável.

Desafiado a explicar o que distingue a European Innovation Academy de outros programas do género, Alar Kork refere que “a EIA foi concebida para descobrir e desenvolver novos produtos e serviços na forma de empresas que podem ultrapassar as fronteiras de Portugal”. Nesse sentido, “esperamos estimular novas ideias de negócio que conquistem o mundo, tal como os portugueses fizeram no passado”.

Mais informações