A equipa “Solid Don’t Works”, composta por quatro estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceu a final da 12ª edição da European BEST Engineering Competition (EBEC) na categoria ‘Team Design’, que decorreu em formato híbrido, de 23 a 29 de julho, na Universidade Carlos III de Madrid.

A competição de tecnologia organizada anualmente pelo BEST (Board of European Students of Technology) atribuiu o título de “BEST Engineers of Europe” e um prémio monetário no valor de 800€ a Manuel Pinheiro, Mário Rui Miranda, Afonso Costa e Jorge Paiva pelos protótipos apresentados a concurso.

Uma cápsula de sobrevivência, à prova de catástrofes naturais, incêndios, ataques aéreos e nucleares, e uma luva resistente ao choque, fogo e vibrações foram as invenções criadas pelos estudantes da FEUP, numa fase da competição já renhida e que reuniu alguns dos melhores estudantes de engenharia a nível europeu.

Momento do anúncio da vitória na cerimónia de atribuição dos prémios da European BEST Engineering Competition.

“Estamos mais do que felizes por trazer o prémio para casa (Portugal e Universidade do Porto). Com esta vitória, pudemos, uma vez mais, provar que a FEUP está ao nível de várias escolas de topo europeias.”, confessam os membros da equipa.

Avançam ainda que a competição lhes deu a oportunidade de “melhorar as soft skills e participar em sessões de networking com empresas de grande relevância a nível mundial e com outros estudantes, trocando ideias e impressões acerca do papel da engenharia na sociedade”.

Com pouco mais de 24 horas previstas para o desenvolvimento de cada um dos protótipos, o evento permitiu aos estudantes de Engenharia Mecânica adquirirem uma maior capacidade de organização e de trabalho em equipa, melhorarem competências de modelação em softwares CAD e aumentarem o conhecimento em diversas áreas de engenharia, traduzindo-se em mais-valias para os seus percursos académicos e profissionais.

Antes de subirem ao pódio, os membros da “Solid Don’t Works” enfrentaram ainda duas fases, a ronda local no Porto, que teve lugar na FEUP, e a ronda nacional em Coimbra, tendo apresentado protótipos de uma estação espacial de recolha de lixo espacial, um veículo trifíbio, um barco de recolha de plásticos e um elevador futurista.

Realizada em 33 países europeus com 54 rondas locais e 10 nacionais, a EBEC tem como principal objetivo promover a tecnologia através de aplicações práticas, proporcionando o desenvolvimento pessoal e intelectual dos estudantes europeus, potenciando a criatividade, a imaginação e o conhecimento e construindo pontes entre estudantes, empresas e universidades.